O Ministério da Economia da Argentina publicou, nesta quarta-feira (1.º), a Resolução n.º 1.449/2025, assinada pelo ministro Luis Caputo.
Leia também:
Argentina anuncia mecanismo para diminuir filas nas fronteiras
O texto atende a um pedido da província fronteiriça de Misiones e amplia a Zona Franca já existente em Puerto Iguazú para os municípios de Posadas e Bernardo de Irigoyen.
Posadas, capital da província, fica na fronteira entre Argentina e Paraguai, perto da cidade paraguaia de Encarnación. Bernardo de Irigoyen, por sua vez, faz limites com duas cidades brasileiras: Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR).
Com a Resolução n.º 1.449/2025, Posadas e Irigoyen poderão ter, por exemplo, lojas do tipo duty free nas áreas de fronteira, tal como Puerto Iguazú já tem.
De acordo com o Ministério da Economia da Argentina, a medida permitirá ampliar a competitividade do comércio local e contribuir para a geração de empregos.
A decisão agrada, principalmente, ao setor comercial de Bernardo de Irigoyen, tendo em vista as acentuadas diferenças de preços na fronteira.
Atualmente, a Argentina ficou mais cara que os países vizinhos. Tal situação provocou perda de clientela para os comerciantes locais, que deixaram de receber turistas e viram a fuga dos próprios consumidores argentinos em direção ao Brasil e ao Paraguai.
A Resolução n.º 1.449/2025 entrará em vigor nesta quinta-feira (2). Conforme a imprensa da província de Misiones, já existe o interesse de empresas em explorar lojas livres de impostos nas cidades beneficiadas.
Para conferir a íntegra da resolução, no site do Ministério da Economia da Argentina (em espanhol), clique aqui.


ava tudo caríssimo pior que no Paraguay para vei
ava tido caríssimo pior que no Paraguay