O Ministério da Economia da Argentina publicou, nesta quarta-feira (1.º), a Resolução n.º 1.449/2025, assinada pelo ministro Luis Caputo.
Leia também:
Argentina anuncia mecanismo para diminuir filas nas fronteiras
O texto atende a um pedido da província fronteiriça de Misiones e amplia a Zona Franca já existente em Puerto Iguazú para os municípios de Posadas e Bernardo de Irigoyen.
Posadas, capital da província, fica na fronteira entre Argentina e Paraguai, perto da cidade paraguaia de Encarnación. Bernardo de Irigoyen, por sua vez, faz limites com duas cidades brasileiras: Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR).
Com a Resolução n.º 1.449/2025, Posadas e Irigoyen poderão ter, por exemplo, lojas do tipo duty free nas áreas de fronteira, tal como Puerto Iguazú já tem.
De acordo com o Ministério da Economia da Argentina, a medida permitirá ampliar a competitividade do comércio local e contribuir para a geração de empregos.
A decisão agrada, principalmente, ao setor comercial de Bernardo de Irigoyen, tendo em vista as acentuadas diferenças de preços na fronteira.
Atualmente, a Argentina ficou mais cara que os países vizinhos. Tal situação provocou perda de clientela para os comerciantes locais, que deixaram de receber turistas e viram a fuga dos próprios consumidores argentinos em direção ao Brasil e ao Paraguai.
A Resolução n.º 1.449/2025 entrará em vigor nesta quinta-feira (2). Conforme a imprensa da província de Misiones, já existe o interesse de empresas em explorar lojas livres de impostos nas cidades beneficiadas.
Para conferir a íntegra da resolução, no site do Ministério da Economia da Argentina (em espanhol), clique aqui.