E lá se vai o último Comendador…

Surgido na Idade Média, as “Comendas” eram uma espécie de distinção que conferiam aos detentores, um título de honra e alto grau de prestígio social.

Atualmente, a comenda é uma condecoração em desuso, mas no passado foi atribuído a personalidades de destaque em suas áreas de atuação.

Era o caso do Sr. Laurindo Ortega…

Com a mesma alma desbravadora de seu pai, Don Eulálio Ortega, soube aproveitar como ninguém os anos dourados do turismo na fronteira nos anos 80.

No auge econômico da Argentina, nossas ruas lotavam de turistas. Além disso, com a inauguração do novo aeroporto os visitantes americanos e europeus começaram a aparecer em maior número.

O desenvolvimento do turismo na região dependia da nascente indústria hoteleira e um mercado até então pouco explorado, o comércio de moedas estrangeiras.

E o Sr. Laurindo Ortega atuou lá e cá…

Com os lucros do câmbio construiu o hotel mais bonito e moderno da região. Na mesma época iniciou a atuação na venda dos pacotes de turismo e passagens aéreas para todo país.

Ele fez tanto sucesso nos negócios, que recebeu o codinome de “Tio Patinhas” da boca do povo, e conhecendo a sua trajetória é fácil entender o motivo.

Recebeu várias “comendas” especiais, como o da Presidência da República e do Instituto da Aviação, pelos serviços que prestou ao país e ao desenvolvimento econômico da região.

Apesar dos títulos que recebeu, o que a gente percebe mesmo é que ele tinha um coração enorme. Ajudou muita gente, mas se envolveu em algumas polêmicas.

O leitor pode resgatar a entrevista que ele concedeu ao Jornal Nosso Tempo aqui (LINK).

Um pai amoroso para os filhos(as) Álvaro, Rosana, Mônica, Adriana e Thomas.

Vá em paz, Comendador…

(29/08/2021)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Marcos Kidricki Iwamoto - H2FOZ

Marcos Kidricki Iwamoto é economista e colaborador do H2FOZ E-mail: [email protected] Veja mais conteúdo do autor.

Marcos Kidricki Iwamoto - H2FOZ tem 7 posts e contando. Ver todos os posts de Marcos Kidricki Iwamoto - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.