Sérgio Lobato viu a inauguração da Ponte da Amizade e lutou pela construção da segunda ponte. Foto: Patrícia Buche/100fronteiras

Empresário, homem público, sonhador: morreu o pioneiro Sérgio Lobato Machado

Entre as 580 mortes que a covid-19 provocou em Foz do Iguaçu, desde o início da pandemia, está a do empresário e homem público Sérgio Lobato da Mota Machado. Ele morreu aos 80 anos, às 16h da tarde desta quinta-feira (25), por insuficiência respiratória, depois de passar mais de um mês internado em UTI lutando contra a covid-19.

Foi uma das poucas lutas em que participou sozinho e perdeu, desde que chegou a Foz do Iguaçu, em 1950.

Houve notas de pesar da Prefeitura de Foz do Iguaçu, onde foi secretário municipal de Turismo, e da Câmara Municipal, onde por duas legislaturas foi vereador.

O reconhecimento oficial da cidade veio tarde, em 14 de maio de 2020, quando recebeu o título de Cidadão Honorário, por todo o trabalho de relevância prestado ao município.

Lobato participou de movimentos fundamentais da história da fronteira, como a inauguração da Ponte da Amizade, a assinatura do Tratado que daria origem à Itaipu Binacional e o início do projeto da segunda ponte sobre o Rio Paraná, unindo Foz a Presidente Franco.

Foi também um grande empreendedor, como hoteleiro e agente de viagens. E um homem de múltiplas ideias: foi idealizador do Campeonato de Pesca Internacional ao Dourado, atuou no movimento de alfabetização de Foz do Iguaçu, fundou o Iate Clube Cataratas, o Clube Hipico e o Centro de Convenções, além de ser presidente do Lions Club Cataratas

Na iniciativa privada, foi diretor da Lobato Machado, empresa do ramo Imobiliário, e presidente da Soamar Cataratas.

Foi um dos primeiros a defender a construção da segunda ponte com o Paraguai e teve o prazer de acompanhar o início das obras.

Atuou sempre em favor do desenvolvimento da cidade e do turismo, em especial.

Seu corpo foi velado na capela do Cemitério São João Batista e depois levado para Campo Largo, na região de Curitiba, para cremação nesta sexta-feira, 26.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ