Nesta sexta-feira (17), a Rede Globo exibe o último capítulo do remake da novela Vale Tudo. Logo nos primeiros episódios, a produção mostrou — para milhões de telespectadores — as belezas e os atrativos do Destino Iguaçu.
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Na “telinha”, o público brasileiro pôde conhecer atrações como as Cataratas do Iguaçu, o Macuco Safari, o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras. Além disso, a produção deu destaque a empreendimentos como o Sanma Hotel e o Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel.
O remake conquistou o título de novela mais rentável da história da Rede Globo, conforme especialistas da área. A trama alcançou um fenômeno de audiência e gerou mais de R$ 200 milhões em ações comerciais. Esse retorno é, portanto, fruto do investimento de marcas que confiaram na história para promover seus produtos e serviços.
A emissora investiu todas as fichas no roteiro bem elaborado do folhetim escolhido para comemorar os 60 anos da TV Globo, conseguindo um estrondoso sucesso. Mais de 146 milhões de pessoas assistiram à novela desde a estreia, consolidando sua popularidade.
Retorno de mídia
Antes mesmo da estreia, Vale Tudo já projetava Foz do Iguaçu para todo o Brasil. Foram diversas ações, conteúdos, matérias, reportagens e trailers de veiculações nacionais que circularam desde fevereiro. Um dos exemplos foi o documentário Como Nasce Uma Novela, exibido pelo Fantástico. Ademais, a produção mostrou os bastidores das gravações da novela na cidade.
Outro material que alavancou a divulgação da trama foi o programa Estúdio C, com o especial sobre Foz do Iguaçu, que trouxe a temática de Vale Tudo. Além dos conteúdos nos canais oficiais da emissora, as publicações espontâneas do elenco ampliaram o alcance, resultando em mais de R$ 15 milhões em retorno de mídia.
O primeiro capítulo de Vale Tudo, exibido em 31 de março, mostrou 41 minutos e 40 segundos de cenas na Terra das Cataratas. Foram incríveis 24,3 pontos de audiência, o que gerou um retorno de mídia de R$ 81,9 milhões. Na sequência, o segundo capítulo contabilizou dez minutos com cenas ambientadas em Foz e rendeu R$ 17 milhões em exposição midiática.
Outro destaque importante e que ajudou a fixar a imagem de Foz do Iguaçu na mente dos brasileiros é a vinheta da novela. Com isso, diariamente uma imagem das Cataratas do Iguaçu era exibida. Somente isso foi o equivalente a mais de R$ 5,6 milhões em retorno de mídia.
A novela Vale Tudo já gerou ao Destino Iguaçu um retorno de mídia estimado em R$ 120 milhões. Se fosse necessário pagar para garantir esse tempo de exposição dentro da programação da Globo, o valor desembolsado equivaleria a essa quantia. Esse resultado confirma, portanto, o poder de visibilidade que a novela tem proporcionado à região, evidenciando seu impacto positivo na promoção do destino.
Campanha de mídia
A campanha Visite Foz do Iguaçu fortaleceu a promoção do Destino Iguaçu aproveitando a audiência de Vale Tudo. A iniciativa integrou as ações da Gestão Integrada do Turismo, com apoio financeiro do Fundo Iguaçu e coordenação e contrapartida financeira do Visit Iguassu.
Com veiculação na RPC TV e reforço digital no portal G1 e nas redes sociais, a campanha visou a ampliar a visibilidade do destino durante o período. O especial Visite Foz do Iguaçu, no portal G1 Paraná, ampliou significativamente a presença digital com artigos semanais e anúncios direcionados, em contrato vigente até outubro.
Desde o primeiro contato com a produção da novela, o Visit Iguassu atuou de forma estratégica na indicação de locações e na articulação com parceiros locais. Além disso, organizou uma reunião com a Gestão Integrada do Turismo, apresentando os benefícios da produção para a imagem do destino e oferecendo o apoio necessário.
Por meio de seus associados, a entidade coordenou hospedagem, transporte, alimentação, liberações e reuniões técnicas, proporcionando suporte completo à equipe de filmagem.
Conforme Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, a presença de Foz na novela Vale Tudo representa um marco importante para a promoção do destino. “Ver a Terra das Cataratas em horário nobre, alcançando milhões de telespectadores, reforça o potencial turístico e a força da nossa região como cenário de grandes produções”, destaca.
Por fim, Mendes compartilha que o resultado desse trabalho comprova que investir em ações estratégicas de visibilidade traz retornos expressivos, tanto em mídia espontânea quanto em valorização da imagem. “É motivo de orgulho ver Foz do Iguaçu brilhar mais uma vez para o Brasil e para o mundo”, complementa.

