Carrapatos e pulgas, saiba como proteger cães e gatos

Carrapatos e pulgas são muito prejudiciais tanto para cachorros quanto para gatos. Foto: Divulgação

Além da coceira, parasitas provocam doenças graves nos pets; Popvet realiza diagnóstico antes mesmo dos sintomas aparecerem.

O que é pior: carrapato ou pulga? Essa é uma das principais dúvidas de donos de cães e gatos. É arriscado cravar uma resposta definitiva, mas com a ajuda de bons médicos-veterinários é possível erradicar esses bichinhos que causam muita dor e irritação em nossos pets.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Na real, carrapatos e pulgas são muito prejudiciais tanto para cachorros quanto para gatos. Além da coceira, provocam doenças classificadas como hemoparasitoses. Elas são causadas por protozoários ou bactérias, atingindo os animais pela corrente sanguínea.

Responsável técnica pelo Hospital Veterinário Popvet, a médica-veterinária Amanda Furjan Rial explica que os parasitas transmitem males como erliquiose, babesiose e anaplasmose, que são possíveis de diagnosticar somente com exame de sangue.

“O tutor precisa levar o seu cão ou gato ao médico-veterinário para um diagnóstico completo. Só olhando a gengiva do animal não é possível determinar se existe algo mais sério ou não. Por isso é importante a avaliação do médico-veterinário”, esclarece a profissional.

Outro aspecto a ser considerado são os problemas causados nos felinos. Em gatos, as pulgas são capazes de transmitir vermes (que atacarão o intestino) e a haemobartonella (que causa a anemia infecciosa), comenta Amanda Furjan Rial.

“Na Popvet conseguimos fazer diagnósticos antes mesmo dos sintomas aparecerem. Procure um médico-veterinário anualmente e, a qualquer sintoma, nos procure”, completa a responsável técnica pelo hospital veterinário.

Uma pulga ou carrapato já pode transmitir doença.

Prevenir é o melhor cuidado!

Explicado o perigo de carrapatos e pulgas para cães e gatos, bem como a importância do diagnóstico médico, vem a dica de ouro: a transmissão das doenças citadas, entre tantas outras, pode ocorrer sem grandes infestações desses parasitas em nossas residências.

Uma única pulga ou apenas um carrapato já pode transmiti-las pela picada. Então não espere o quintal, o canil ou o gatil estar tomado pelos parasitas para acudir o seu pet. Prevenir é o melhor cuidado!

A prevenção deve ser feita por antiparasitários como coleiras, venenos de passar na nuca do paciente, sprays e pós químicos. Mas atenção: evite a utilização de produtos de forma contínua.

E fica a dica: de nada adianta tratar o paciente se não tratar o ambiente. Jamais use produtos de ambientes diretamente em cachorros ou gatos, para evitar acidentes que resultem em intoxicações e envenenamentos.

Popvet Hospital Veterinário 24 Horas
Avenida Maceió, 23 – Jardim Petrópolis (Região Norte)
Foz do Iguaçu/PR
(45) 3028-2931

WhatsApp para agendamento
(45) 99142-2526
www.popvet.com
www.facebook.com/popvet
www.instagram.com/popvetfoz

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

NEGÓCIOS

Esta página faz parte da seção Negócios e não integra o conteúdo jornalístico do H2FOZ.