A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) receberá, na próxima terça-feira (21), audiência pública para discutir a crise enfrentada pelo setor leiteiro no estado.
Leia também:
Proposta prevê incluir dívidas de IPVA no Programa Regulariza Paraná
De acordo com a agenda, a audiência está marcada para as 9h, no plenário da Casa de Leis, com transmissão ao vivo no canal da Assembleia no YouTube.
O pedido para a realização do evento partiu dos deputados Luis Corti (PSB), Reichembach (PSD) e Luciana Rafagnin (PT), após conversas com representantes dos produtores.
Participarão da audiência pública na Assembleia parlamentares, integrantes do governo do Paraná, membros de entidades de classe e proprietários de rebanhos leiteiros.
Conforme os proponentes, o leite em pó importado da Argentina está entre os principais concorrentes do leite in natura produzido no Paraná. O produto em pó é reidratado no Brasil e chega ao mercado com preços menores.
“Tenho tratado desse tema há anos”, afirma o deputado Corti, citado pela assessoria da Assembleia. “Busquei apoio e apresentei projetos que avançaram nas comissões em defesa do produtor. Agora, estamos muito perto de ver resultado concreto.”
O parlamentar defende, entre outras medidas, a proibição da reidratação de leite em pó para venda como leite fluido. O Projeto de Lei n.º 888/2023, que trata do tema, recebeu o aval de duas comissões da Assembleia Legislativa.
Impacto nas pequenas propriedades
Já a deputada Luciana Rafagnin, líder do Bloco da Agricultura Familiar na Assembleia, ressalta o impacto nas pequenas propriedades, principalmente nas que têm o leite como produto central.
“Defendo uma política permanente para a crise da cadeia leiteira”, reivindica Rafagnin. “O custo de produção é alto, e o preço pago pelo litro de leite, cada vez menor. Além disso, o produtor só sabe quanto vai receber 30 dias depois da entrega.”
A deputada propõe que o Governo do Paraná amplie a compra de leite diretamente dos produtores, para entrega em creches, escolas e hospitais.
(Com informações da Assembleia Legislativa)