Rádio Clube
H2FOZ

Início » Últimas Notícias » Assembleia Legislativa incentiva ações do Junho Vermelho no Paraná

ALEP

Doação de sangue

Assembleia Legislativa incentiva ações do Junho Vermelho no Paraná

Campanha visa a conscientizar sobre a importância da doação de sangue; estoques nos bancos de sangue costumam diminuir no inverno.

2 min de leitura
Assembleia Legislativa incentiva ações do Junho Vermelho no Paraná
Assembleia Legislativa do Paraná é uma das entidades parceiras da campanha. Foto: Venilton Küchler/SESA

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) está apoiando ações de incentivo ao Junho Vermelho. A campanha tem como objetivo informar e conscientizar quanto à importância da doação de sangue para a saúde coletiva no estado.

Leia também:
Assembleia debate políticas de combate às drogas e álcool no Paraná

De acordo com a assessoria da Casa, uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Entretanto, nos meses de inverno, os estoques nos hemonúcleos do Paraná, historicamente, costumam diminuir por fatores diversos.

Os motivos para a redução no número de doadores, conforme a Assembleia, incluem doenças típicas da estação, férias e condições climáticas adversas. Além disso, muitas pessoas ainda têm receio de doar sangue.

Assim, o Junho Vermelho amplifica os esforços do Dia Mundial do Doador de Sangue, recordado no último sábado (14).

Em geral, homens podem fazer até quatro doações por ano (com intervalo mínimo de 60 dias). Já as mulheres podem doar três vezes (com intervalo mínimo de 90 dias).

Tercílio Turini, médico e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, reitera o pedido: “Os hemocentros seguem critérios rigorosos, só coletam de quem atende às exigências”, esclarece. “No geral, a pessoa não sabe para quem está doando, e isso reforça ainda mais o alcance da atitude individual.”

A Assembleia Legislativa ressalta que, no Paraná, um único banco de sangue responde por 95,6% dos atendimentos. Trata-se do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que fornece material para 375 hospitais.

Já a cidade de Foz do Iguaçu conta com um hemonúcleo localizado ao lado do Hospital Itamed (antigo Costa Cavalcanti), na Vila A. Para saber mais sobre como agendar a doação, clique aqui.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.
Assuntos

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário