Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Assembleia Legislativa lamenta morte de Dobrandino, ex-deputado e ex-prefeito

ALEP

Luto na política

Assembleia Legislativa lamenta morte de Dobrandino, ex-deputado e ex-prefeito

Dobrandino Gustavo da Silva, de 86 anos, exerceu três mandatos como deputado na Assembleia Legislativa do Paraná.

2 min de leitura
Assembleia Legislativa lamenta morte de Dobrandino, ex-deputado e ex-prefeito
Dobrandino teve três passagens pela Assembleia Legislativa entre 1990 e 2010. Arte: Rafael Guareski/ALEP
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) emitiu, nessa quarta-feira (24), nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Foz do Iguaçu Dobrandino Gustavo da Silva.

Leia também:
Morre Dobrandino Gustavo da Silva, ex-prefeito de Foz do Iguaçu

Publicidade

Dobrandino, de 86 anos (faria 87 em dezembro), morreu, no início da tarde de quarta, no Hospital Unimed, em Foz do Iguaçu. A nota da Assembleia cita uma parada cardíaca como causa do óbito do líder político, cuja trajetória pública está ligada ao MDB.

De acordo com a família, o velório acontece na Câmara Municipal da Terra das Cataratas. O sepultamento está previsto para a tarde desta quinta (25), a partir das 14h, no Cemitério Municipal do Jardim São Paulo.

Conforme o histórico, na Assembleia Legislativa, Dobrandino exerceu três mandatos como deputado estadual, representando Foz do Iguaçu e região.

Publicidade

A primeira passagem pelo parlamento ocorreu entre os anos de 1990 e 1992, quando renunciou ao cargo para assumir a prefeitura iguaçuense. Retornou à Assembleia em 2003, para dois mandatos consecutivos, concluídos no ano de 2010.

“A Assembleia Legislativa do Paraná manifesta solidariedade aos familiares e amigos de Dobrandino Silva, ressaltando sua relevante atuação na vida pública e sua dedicação ao povo paranaense”, escreve a Comissão Executiva da Casa.

Publicidade

Vida pública de Dobrandino

Em Foz do Iguaçu, Dobrandino se elegeu vereador em 1982. Nas eleições de 1985, as primeiras após os 21 anos de ditadura militar, venceu a disputa para prefeito.

Como à época não havia reeleição, Dobrandino indicou, na eleição seguinte, o candidato Alvaro Neumann como sucessor. Em 1992, voltou a concorrer ao cargo de prefeito, vencendo o pleito e governando a cidade entre os anos de 1993 e 1996.

A popularidade de Dobrandino impulsionou, ademais, a carreira política do filho, Sâmis da Silva. Assim como o pai, Sâmis foi eleito deputado estadual e prefeito de Foz do Iguaçu (2001–2004).

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário