Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Assembleia homenageia professores do Paraná em sessão solene

ALEP

Educadores do Paraná

Assembleia homenageia professores do Paraná em sessão solene

Educadores são reconhecidos pelo papel fundamental na formação de cidadãos e no desenvolvimento da sociedade.

3 min de leitura
Assembleia homenageia professores do Paraná em sessão solene
Sessão solene em homenagem aos professores do Paraná - foto: Orlando Kissner/ALEP


Educadores são reconhecidos pelo papel fundamental na formação de cidadãos e no desenvolvimento da sociedade.
O Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, foi antecipado e comemorado nessa segunda-feira, 13, em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A iniciativa teve como objetivo reconhecer o papel fundamental dos educadores na formação de cidadãos e no desenvolvimento da sociedade.

Na homenagem, os parlamentares destacaram que o progresso de um país depende de um ensino público de qualidade e que o professor é o principal agente dessa transformação. “Nada substitui a força humana, o conhecimento e a vontade de ensinar”, afirmou o autor da proposta, deputado Ney Leprevost (União).

Publicidade

O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), ressaltou os avanços da educação paranaense, lembrando que o Paraná ocupa, há três anos consecutivos, o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Esse resultado é fruto do trabalho dos nossos professores e do investimento constante na área”, disse.

Homenagem aos professores

Durante a solenidade, o secretário estadual de Educação, Roni Miranda Vieira, reforçou que o bom desempenho do estado é resultado da dedicação dos docentes. Ele anunciou novas parcerias com a Assembleia para fortalecer as redes municipais de ensino, incluindo a entrega de Chromebooks e a ampliação do ensino de inglês.

O secretário municipal de Educação de Curitiba, Jean Pierre Geremias, também realçou o valor humano do magistério. “Todos nós temos na memória um professor que marcou nossa vida. Valorizar esses profissionais é reconhecer o impacto que eles têm na trajetória de cada cidadão.”

Representando o magistério estadual, a professora emérita Maria Rachel de Camargo Vianna Nascimento, com quase 100 anos, emocionou os presentes ao relembrar a trajetória familiar dedicada à educação. “Adoro ser professora. Fui e voltaria a ser. Ensinar é transformar vidas”, declarou.

Durante o evento, professores de diferentes níveis e áreas da educação foram homenageados, representando escolas públicas, particulares, universidades e projetos sociais.

Dia do Professor

Foi instituído oficialmente no Brasil em 1963, em referência ao decreto imperial de 1827, que criou as primeiras escolas primárias. A data celebra o compromisso e a dedicação dos profissionais que fazem da educação um instrumento de transformação social.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.