Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Projeto de venda da Ferroeste avança na Assembleia Legislativa

ALEP

Projeto de venda da Ferroeste avança na Assembleia Legislativa

Deputados estaduais aprovaram emendas ao texto original enviado pelo Governo do Paraná para análise do Legislativo.

2 min de leitura
Projeto de venda da Ferroeste avança na Assembleia Legislativa
Projeto ainda voltará para uma votação final no plenário da casa. Foto: Valdir Amaral/ALEP
Publicidade

Com a inclusão de quatro emendas apresentadas pelos deputados estaduais, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) aprovou, em segunda e terceira votações, na última terça-feira (20), o projeto de desestatização da Ferroeste.

Leia também:
Paraná apresenta Nova Ferroeste a investidores que miram o potencial do estado

Publicidade

O Projeto de Lei n.º 512/2024 autoriza o Governo do Paraná a “alienar ou transferir, total ou parcialmente, a sociedade, os seus ativos, a participação societária, direta ou indireta […], no capital social da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste”.

No entender da gestão estadual, a entrega da parte hoje pertencente ao estado para a iniciativa privada possibilitará os investimentos necessários para a melhoria do atual trajeto entre Cascavel e Guarapuava e para a construção de três novos ramais.

Tais ramais farão a conexão entre Cascavel e polos exportadores de grãos no estado de Mato Grosso do Sul; de Cascavel com Foz do Iguaçu; e de Cascavel às regiões Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.

Publicidade

As emendas aprovadas instituem pontos como a garantia da manutenção dos atuais contratos de cessão de uso do Terminal Ferroviário de Cascavel e o direito de preferência aos cessionários em caso de prorrogação dos contratos.

O texto recebeu 40 votos favoráveis e seis contrários em segunda discussão, e 39 favoráveis e seis contrários em terceiro turno. O projeto ainda voltará ao plenário da ALEP para aprovação da redação final.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.