Um evento focado no Selo ABNT para reconhecer instituições públicas e privadas que adotam boas práticas no combate à violência contra a mulher foi realizado nesta quarta-feira, 4, no Plenário Casa, da Assembleia Legislativa do Paraná – ALEP.
Leia também: Comissão de Cultura da Alep aprova projetos para várias regiões do Paraná – H2FOZ – Notícias de Foz do Iguaçu
A iniciativa reforça o compromisso do Legislativo paranaense com a promoção de políticas institucionais voltadas à proteção, ao acolhimento e à garantia dos direitos das mulheres.
Criado em parceria com o Instituto Nós Por Elas, o selo representa um instrumento de reconhecimento às organizações que implementam medidas efetivas de prevenção, enfrentamento e conscientização sobre a violência de gênero.
A ALEP recebeu a certificação no dia 26 de fevereiro, após ter assinado o termo de compromisso em novembro de 2025 e demonstrado as políticas adotadas pela Casa no combate à violência de gênero.
Diversos projetos em favor das mulheres têm sido aprovados na Alep, a exemplo do botão do pânico, a Câmara especializada em julgamentos de crimes contra a mulher, o programa Recomeço, que concede meio salário-mínimo a mulheres vítimas de violência doméstica, e o Código da Mulher Paranaense, lembrou o presidente, deputado Alexandre Curi (PSD).
Desigualdade está no cotidiano
Ele ainda destacou o trabalho da Escola do Legislativo, com cursos de capacitação para mais de 1.500 mulheres. Para Curi, foi uma honra a Alep receber o Selo Bronze.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (SEMIPI), Leandre Dal Ponte, enfatizou a relevância do engajamento entre os Poderes e da adoção de boas práticas como ferramenta de transformação social.
Ela destacou os problemas enfrentados pelas mulheres. “Nós sabemos que a desigualdade não está apenas na lei, mas no cotidiano. E a violência contra as mulheres também não está apenas dentro das casas. Ela está nas ruas, nas empresas, nas redes sociais, no silenciamento e nas intimidações”, frisa.
(Com informações da assessoria de comunicação da ALEP)


