Argentina adota o passaporte sanitário em todo o país

Em algumas províncias, medida já é adotada desde 21 de dezembro. Foto: Eva Cabrera/Agência Télam

A intenção é incentivar a imunização contra a covid-19. Em eventos, bailes e viagens será exigido o comprovante de vacinação.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Começa a vigorar em toda a Argentina, a partir deste sábado, 1º de janeiro, o passaporte sanitário, documento que comprova a vacinação do portador contra a covid-19.

O passaporte sanitário é exigido de maiores de 13 anos que queiram participar de atividades consideradas de “risco epidemiológico”.

De maneira geral, segundo a Agência Télam, o documento é previsto para permitir o ingresso em locais de dança, discotecas, salões de festas, bailes ou similares, realizados em espaços fechados; para viagens em grupos de estudantes, de aposentados ou similares; e em eventos massivos organizados para mais de 1.000 pessoas, em espaços abertos ou ao ar livre.

Algumas províncias decidiram exigir o documento também para trâmites presenciais em órgãos públicos e entidades privadas.

A província de Buenos Aires é um exemplo. Desde 21 de dezembro o passaporte sanitário é necessário para ter acesso a centros culturais, peças teatrais ou recitais, ginásios ou canchas de futebol 5, cinemas e eventos desportivos, salões de festas e boliches, bares e restaurantes, bem como cerimônias religiosas e organismos públicos e privados.

Seis dias depois de ser implementado o passaporte sanitário, a subsecretaria de Atenção e Cuidados Integrais em Saúde da Secretaria de Saúde de Buenos Aires anunciou um aumento da quantidade de pessoas que procuraram os centros de vacinação.

Para comprovar o esquema de vacinação completo, o argentino conta com aplicativos para celular e tem ainda um cartão de vacinação.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.