Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Argentina envia militares para combater incêndios em ilhas do Rio Paraná

Argentina

Argentina envia militares para combater incêndios em ilhas do Rio Paraná

Emergência afeta terras na divisa entre as províncias de Santa Fe e Entre Ríos, além de partes da província de Buenos Aires.

2 min de leitura
Argentina envia militares para combater incêndios em ilhas do Rio Paraná
Helicóptero sobrevoa área atingida pelas chamas. Imagem: Gentileza/Ministério do Meio Ambiente da Argentina

Emergência afeta terras na divisa entre as províncias de Santa Fe e Entre Ríos, além de partes da província de Buenos Aires.

Apesar de uma ligeira diminuição nas últimas horas, continua preocupante a situação dos incêndios nas ilhas do Delta do Rio Paraná em território argentino. As áreas mais afetadas ficam na divisa entre as províncias de Santa Fe e Entre Ríos, além de parte dos municípios de San Pedro e Zárate, na província de Buenos Aires.

Publicidade

Desde o final de semana, forças militares somaram-se aos bombeiros e brigadistas civis no combate às chamas, que saíram do controle em vários pontos onde proprietários de grandes e médias estâncias costumam incendiar os campos, como parte de um antigo processo para a renovação das pastagens.

“De Santa Fe até Zárate, há 280 quilômetros e pequenos focos em toda a extensão, mas há três grandes focos que são Rosario-Victoria (Santa Fe/Entre Ríos), San Pedro e Zárate”, detalhou o comandante da Brigada Blindada II do Exército Argentino, coronel Héctor Tornero, em declarações reproduzidas pela agência de notícias Télam.

Além das ações por terra, embarcações e helicópteros dão suporte ao trabalho, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. De acordo com a pasta, os responsáveis pelas queimadas serão alvo de providências legais.

Com área de 14 mil quilômetros quadrados e extensão de mais de 300 quilômetros, a região do Delta do Rio Paraná é uma das zonas econômicas mais importantes da Argentina, abrigando portos e canais da Hidrovia Paraná–Paraguai. Na semana passada, a fumaça dos incêndios chegou, até mesmo, à cidade de Buenos Aires.

Vídeo do canal A24, veiculado na última quarta-feira (17)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.