A polícia da província argentina de Misiones está investigando o atropelamento de uma jaguatirica nas imediações da fronteira com o Brasil.
Leia também:
Onça-pintada aparece para turistas durante passeio nas Cataratas
De acordo com o boletim enviado à imprensa argentina, o atropelamento ocorreu na Rodovia Provincial n.º 24, entre as localidades de Paraje Itatí e Picada 28 de Diciembre.
Embora a área fique fora das rotas mais movimentadas e tenha pouca circulação de automóveis, ainda não há informações sobre o veículo atropelador.
O achado do corpo do animal pelas autoridades argentinas aconteceu às 15h da última quarta-feira (26). Policiais da Divisão de Defesa do Meio Ambiente e Delitos Rurais, em conjunto com guardas-florestais da província, comprovaram a informação.
A jaguatirica, um macho adulto, estava já em estado de decomposição. Assim, os policiais apenas formalizaram o achado e destinaram o corpo a um local adequado para a continuidade do processo.
A Argentina enfrenta um grave problema de felinos e outros mamíferos e répteis nas estradas que cruzam a província fronteiriça de Misiones.
A gravidade aumenta, especialmente, nas proximidades de cidades como Puerto Iguazú e Andresito, cercadas pelo Parque Nacional Iguazú.
O trecho norte da província de Misiones possui a maior biodiversidade da Argentina, simbolizada pela presença de carnívoros como jaguatiricas e onças.
A maior parte dos atropelamentos acontece por excesso de velocidade. Medidas como a instalação de radares e placas de sinalização, contudo, têm mostrado pouco efeito prático até o momento.

