O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Foz do Iguaçu e Região Oeste (SITRO-FI) difundiu, em suas redes sociais, na semana passada, vídeo sobre as dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros brasileiros na Argentina.
Leia também:
Caminhoneiros vão passar virada de ano na fila da Ponte da Integração
O material aborda a precariedade da estrutura disponibilizada aos motoristas no estacionamento de caminhões em Puerto Iguazú, bem como a falta de segurança.
As imagens mostram banheiros completamente insalubres, com acúmulo de lixo e falta de água corrente. Assim, durante as longas esperas na Argentina, muitos caminhoneiros acabam recorrendo ao “mato” para aliviar as funções fisiológicas.
De acordo com o vídeo, outro problema que atormenta os trabalhadores é a falta de segurança, com frequentes roubos e furtos.
Alguns dos motoristas entrevistados no vídeo gravado na Argentina, por exemplo, relatam que basta o caminhoneiro afastar-se do veículo para que bandidos arrombem compartimentos como o que abriga os utensílios de cozinha.
Os profissionais também reclamam da falta de respostas por parte das autoridades argentinas. Ao sair para denunciar um furto sofrido, um motorista informou ter sido vítima de um novo saque em seu caminhão.
Conforme o SITRO-FI, relatos e imagens gravadas pelos próprios caminhoneiros serão entregues ao Ministério Público da Argentina para as devidas providências. O sindicato acionará, ademais, outras instâncias do país, como o Ministério dos Transportes.
Caminhoneiros que cruzam a fronteira enfrentam dificuldades, também, no Paraguai e no lado brasileiro, onde há queixas em relação aos banheiros.
Para ver o vídeo com a denúncia do SITRO-FI, na íntegra, clique aqui.

