Os eleitores de toda a Argentina irão às urnas, neste domingo (26), para renovar metade das cadeiras da Câmara dos Deputados e um terço do Senado. Na cidade de Puerto Iguazú, 45,4 mil eleitores deverão escolher seus candidatos.
Leia também:
Confira o resultado das eleições antecipadas em Puerto Iguazú (cargos locais e provinciais)
Especificamente na província fronteiriça de Misiones, três deputados nacionais serão eleitos para representar os cerca de 1,1 milhão de habitantes em Buenos Aires.
A votação em toda a Argentina acontecerá das 8h às 18h, em locais como escolas e prédios públicos. Em Puerto Iguazú, conforme o registro, haverá 19 pontos de votação, com um total de 132 seções (55 na Zona Eleitoral 80 e 77 na Zona Eleitoral 80A).
Para quem ainda tem dúvidas quanto ao local de votação, a Justiça Eleitoral da Argentina está disponibilizando o site www.padron.gob.ar.
O sistema eleitoral argentino possui diferentes métodos, que vão desde a urna eletrônica às cédulas de papel. Neste pleito, inclusive, muitos dos eleitores usarão, pela primeira vez, a boleta única, que substituirá o modelo anterior, no qual os partidos imprimiam as cédulas.
O presidente da Argentina, Javier Milei, tem expectativa de ampliar a bancada governista na Câmara dos Deputados e no Senado. Eleito em 2023, Milei permanecerá no cargo até dezembro de 2027, com possibilidade de concorrer à reeleição.
Eleições e lei seca na Argentina
De acordo com a legislação em vigor na Argentina, a venda de bebidas alcoólicas estará proibida entre as 20h de sábado e as 21h de domingo.
Quem passar por Puerto Iguazú deverá ter atenção, ademais, à proibição de eventos e reuniões, de distribuição de material de campanha e de porte de armas.
No domingo, haverá transporte coletivo gratuito em toda a província de Misiones, com o uso do bilhete eletrônico. A gratuidade, determinada pelo governo provincial, tem como objetivo facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação.

