Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Infestação pelo mosquito da dengue preocupa nos três lados da fronteira

Argentina

Infestação pelo mosquito da dengue preocupa nos três lados da fronteira

Em Ciudad del Este, levantamento encontrou larvas em 10% dos imóveis; em Puerto Iguazú, índice está em 6%.

2 min de leitura
Infestação pelo mosquito da dengue preocupa nos três lados da fronteira
Trabalho de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti no Paraguai. Imagem: Senepa (Arquivo)
Publicidade

Em Ciudad del Este, levantamento encontrou larvas em 10% dos imóveis; em Puerto Iguazú, índice está em 6%.

Velha conhecida da população da fronteira, a dengue continua como um grave problema de saúde pública. Dados coletados pelos serviços sanitários do Paraguai e da Argentina demonstram a elevada presença de larvas do mosquito Aedes aegypti nos imóveis da região. O inseto também transmite doenças como zika e chikungunya.

Publicidade

No Paraguai, o Serviço Nacional de Erradicação da Malária (Senepa, na sigla em espanhol), órgão responsável pelas políticas de controle de enfermidades transmitidas por insetos, divulgou, nessa segunda-feira (4), os números do Levantamento Rápido de Infestação (Liraa) feito nas cidades da Região Leste do país.

Em Ciudad del Este, foram encontradas larvas do mosquito em 10% dos imóveis vistoriados. Em Presidente Franco, cidade que abriga a cabeceira da Ponte da Integração (em construção), o índice foi de 8%. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), números acima de 1% exigem a atenção redobrada dos gestores municipais.

Na Argentina, o Liraa realizado na segunda quinzena de junho, em 110 quadras do perímetro urbano de Puerto Iguazú, indicou 6% de infestação, registro considerado de “média preocupação” pelo Departamento de Vetores da prefeitura local, que pediu à população que continue auxiliando nas tarefas de limpeza de terrenos particulares.

Publicidade

Em Foz do Iguaçu, o Liraa divulgado em abril localizou larvas do Aedes aegypti em 4% dos imóveis verificados. No acumulado do ano epidemiológico (iniciado em agosto do ano passado), a cidade tem 1.019 casos confirmados de dengue, de um total de 12.819 notificados. Três pessoas faleceram em razão da doença.

https://www.h2foz.com.br/category/geral/dengue-foz-do-iguacu-confirma-mais-uma-morte-e-131-casos/

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.