Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Saiba em quanto fechou a inflação na Argentina em outubro de 2025

Argentina

Custo de vida

Saiba em quanto fechou a inflação na Argentina em outubro de 2025

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) confirmaram as projeções que apontavam índice mensal acima de 2%.

2 min de leitura
Saiba em quanto fechou a inflação na Argentina em outubro de 2025
Produtos típicos da Argentina à venda no comércio de Puerto Iguazú. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

O Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) da Argentina atualizou, nessa quarta-feira (12), os números da inflação no país no período entre janeiro e outubro.

Leia também:
Veja os principais produtos exportados e importados entre Paraguai e Brasil

Publicidade

No décimo mês do ano, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve aumento de 2,3%, confirmando a expectativa do mercado, que previa novo número mensal acima de 2%. Em setembro, o IPC já tinha fechado em 2,1%.

Assim, no acumulado de 2025, somando os dez meses, a inflação oficial na Argentina está em 24,8%. Por outro lado, no cálculo interanual, que leva em conta os resultados dos últimos 12 meses, o percentual chega a 31,3%.

Em outubro, conforme o Indec, o setor de transportes (3,5%) puxou o incremento, com altas nos preços das passagens e dos combustíveis. Em seguida, apareceram as despesas fixas do lar (2,8%), como tarifas de água, energia e gás de cozinha.

Na ponta oposta, os dois grupos com menor inflação ao longo do mês avaliado foram equipamentos e manutenção do lar (1,6%) e recreação e cultura (1,6%).

Luis Caputo, ministro da Economia da Argentina, celebrou o resultado. “Estamos com 18 meses consecutivos de desaceleração na inflação interanual [somatório entre um ano e outro], melhor sequência desde 2018”, apontou.

A tensão política gerada pela eleição legislativa de meio de mandato, ocorrida em outubro, influenciou o comportamento dos preços. A instabilidade até o anúncio do resultado fez com que o peso argentino perdesse valor frente a moedas como o dólar.

Inflação regional na Argentina

Na divisão por regiões do país, o Nordeste Argentino (NEA), onde fica a cidade fronteiriça de Puerto Iguazú, teve inflação abaixo da média nacional.

De acordo com o Indec, as províncias do Nordeste da Argentina registraram índice de 2,2% em outubro, um décimo abaixo do indicador geral. No acumulado de 2025, a inflação regional está em 21,7% no NEA. No interanual, em 27,5%.

Para conferir o relatório do Indec sobre a inflação na Argentina (em espanhol), na íntegra, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.