Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Argentina divulga os primeiros números da inflação em 2026

Argentina

Custo de vida

Argentina divulga os primeiros números da inflação em 2026

Dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (INDEC) mostram que a região onde está Puerto Iguazú teve a maior alta da Argentina.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Argentina divulga os primeiros números da inflação em 2026
Inflação na Argentina diminuiu nos últimos dois anos, mas continua alta na comparação com os demais países da região. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

O Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (INDEC) da Argentina divulgou, nessa terça-feira (10), os números da inflação oficial de janeiro de 2026 no país.

Leia também:
Veja em quanto fechou a inflação de 2025 na Argentina

Publicidade

Conforme os dados, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 2,9% no primeiro mês do ano, na comparação com dezembro de 2025. Assim, a inflação na Argentina está, no cálculo dos últimos 12 meses (índice interanual), em 32,4%.

Em janeiro, o segmento de alimentos e bebidas não alcoólicas teve o maior aumento (4,7%), seguido por restaurantes e hotéis (4,1%). Já as menores variações ocorreram nos setores de educação (0,6%) e roupas e calçados (-0,5%).

A Região Nordeste da Argentina, onde ficam a província de Misiones e a cidade de Puerto Iguazú, registrou a maior inflação regional em janeiro: 3,8%. Já na Grande Buenos Aires, área mais populosa do país, o percentual ficou em 2,8%.

No tocante à inflação do Nordeste, o aumento de até 13% nas tarifas do grupo eletricidade, gás e outros combustíveis apresentou impacto decisivo. Os alimentos, por sua vez, tiveram acréscimo médio de 4,8% no primeiro mês de 2026.

O governo da Argentina trabalha com estimativa de inflação de 20% para 2026, embora as previsões de mercado indiquem índice mais alto. Em 2025, o IPC fechou em 31,5%, bem abaixo dos 117,4% de 2024 e dos 211,4% de 2023.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário