H2FOZ
Início » Argentina » Instituto da fronteira terá Prêmio Nobel da Paz como padrinho

Argentina

Puerto Iguazú

Instituto da fronteira terá Prêmio Nobel da Paz como padrinho

Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Nobel em 1980, apadrinhará o Instituto Superior Indígena Raúl Karai Correa, de Puerto Iguazú.

2 min de leitura
Instituto da fronteira terá Prêmio Nobel da Paz como padrinho
Instituto trabalha com a valorização da cultura indígena em Puerto Iguazú e áreas vizinhas. Foto: Gentileza/Instituto Karai Correa

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel apadrinhará o Instituto Superior Indígena Raúl Karai Correa, de Puerto Iguazú.

A confirmação ocorreu na última quinta-feira (18), após convite encaminhado pelo instituto que trabalha com a população indígena no lado argentino da fronteira.

Publicidade

Mais que um mero simbolismo, o apadrinhamento relembra o contato entre Adolfo Pérez Esquivel e a cidade de Puerto Iguazú.


Conforme os registros, Pérez Esquivel visitava a cidade fronteiriça com frequência, durante a juventude, para encontros com a avó, Eugenia Esquivel. A avó tinha origem mbya guaraní, uma das ramificações do povo guarani residente na região.

Leia também:
Instituto indígena da fronteira recebe reconhecimento internacional

O Instituto Superior Indígena Raúl Karai Correa desenvolve ações de valorização do povo indígena em Puerto Iguazú e áreas vizinhas.

A entidade apoia, por exemplo, iniciativas de desenvolvimento do turismo comunitário e de qualificação técnica dos moradores das aldeias locais.

Na semana passada, o instituto completou mais um aniversário de atuação, tendo como presente principal o aceite de Pérez Esquivel ao convite.

Publicidade

O ativista argentino, nascido em Buenos Aires, tem 94 anos. A condecoração com o Prêmio Nobel da Paz teve como base sua atuação em prol dos direitos humanos na América Latina.

Para saber mais sobre o Instituto Superior Indígena Raúl Karai Correa, bem como acompanhar as novidades nas redes sociais, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário