Pela segunda vez desde que assumiu o mandato, em dezembro de 2023, o presidente da Argentina, Javier Milei, fará visita oficial ao Paraguai. A primeira ocorreu em abril deste ano, de forma rápida, durante escala do avião da presidência na capital, Assunção.
Leia também:
Argentina atualiza protocolo de fiscalização migratória na fronteira
O anúncio da nova visita partiu do embaixador da Argentina no Paraguai, Guillermo Nielsen. Nesta quarta-feira (27), Nielsen manteve um encontro com o presidente do Congresso Nacional paraguaio, o senador Basilio Núñez.
“Temos boa sintonia com o Paraguai. Há muito respeito e muitos laços que nos ajudam a avançar mais rápido em projetos conjuntos”, afirmou o embaixador.
De acordo com Nielsen, a visita do presidente da Argentina ocorrerá nos dias 15 e 16 de setembro. Conforme o programa, Milei será recebido por seu colega paraguaio, o também economista Santiago Peña. Os demais detalhes da agenda, contudo, ainda carecem de confirmação.
No breve encontro do mês de abril, Milei e Peña debateram formas de aprofundar a integração econômica e eliminar barreiras burocráticas.
A Argentina está entre as principais parceiras comerciais do Paraguai, além de sediar o trecho final da hidrovia utilizada por exportadores e importadores paraguaios.
Santiago Peña já visitou Javier Milei em Buenos Aires para reuniões bilaterais e atividades como a cúpula semestral do Mercosul.
Paraguai e Argentina possuem projetos conjuntos, a exemplo da construção de pontes sobre os rios Paraguai e Paraná.
A Argentina abriga, também, um dos maiores contingentes de residentes paraguaios no exterior, estimado em até dois milhões de pessoas.