O Parque Nacional Iguazú, lado argentino das Cataratas, apresentará, nesta sexta-feira (13), seu projeto de Gestão Integral de Resíduos Sólidos Urbanos (GIRSU).
Leia também:
Turismo de Foz do Iguaçu terá funcionamento especial no carnaval
De acordo com o portal La Voz de Cataratas, o plano contempla várias ações voltadas à sustentabilidade no interior da unidade de conservação.
O projeto envolve, por exemplo, a separação de resíduos na origem, a redução do volume de dejetos no lado argentino das Cataratas, a classificação de materiais recicláveis e a correta disposição final dos resíduos sem possibilidade de reutilização.
Além disso, o GIRSU visa a minimizar o impacto sobre a selva, os cursos de água e a fauna, com a adoção de ações preventivas.
A apresentação ocorrerá no Centro de Visitantes Yvyrá Retá, na Área Cataratas, às 10h. Participarão gestores do Parque Nacional Iguazú e das concessionárias.
O lado argentino das Cataratas recebe, diariamente, turistas da própria Argentina e do exterior, que permanecem, em média, mais de três horas no interior da unidade de conservação.
O Centro de Visitantes está entre os principais pontos de geração de resíduos, bem como os pontos de alimentação dentro do parque. Já o hotel conta com um sistema próprio de tratamento do lixo e dos dejetos gerados.
A implementação do GIRSU contará com a participação da direção do Parque Nacional Iguazú e de todas as concessionárias atuantes no lado argentino das Cataratas.

