O Ministério dos Transportes agendou, para esta quarta-feira (16), em Foz do Iguaçu, nova tentativa de leilão da concessão da ponte internacional que liga São Borja (RS) à cidade argentina de Santo Tomé.
Leia também:
Governo da Argentina quer privatizar aduana da Ponte Tancredo Neves
O certame está marcado para as 10h, no Belmond Hotel das Cataratas, com transmissão pelo YouTube do Ministério dos Transportes do Brasil. O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que pretende acompanhar presencialmente a disputa.
Conforme acordo com a Argentina, a realização está a cargo do Brasil. As tentativas anteriores não tiveram êxito por fatores como a necessidade de adequações nos termos do edital, ademais da falta de empresas interessadas.
O trecho sob concessão abrange 15,6 quilômetros de extensão, no Brasil e na Argentina. A remuneração à empresa que operar a ponte e os acessos envolve a cobrança de pedágio dos motoristas.
De acordo com a assessoria do ministério, a concessionária que vencer o leilão terá obrigações como investir US$ 99 milhões em melhorias.
O pacote inclui a recuperação da estrutura da ponte, dos acessos à via no Brasil e na Argentina e do centro de fronteira, bem como a ampliação das instalações de fiscalização.
Pela ponte internacional entre São Borja e Santo Tomé passam cerca de 23% do comércio entre Brasil e Argentina e 40% das transações com o Chile.
O novo edital de concessão prevê tarifas reduzidas para moradores das cidades fronteiriças e para usuários do transporte coletivo.
Pedágio em outras pontes da fronteira
O governo brasileiro tem intenção de entregar à iniciativa privada a gestão de pontes nas fronteiras com Argentina, Paraguai e outros países.
As pontes da região de Foz do Iguaçu (Amizade, Tancredo Neves e Integração) também estão entre as possíveis candidatas ao pedágio fronteiriço.
Para saber mais sobre o leilão da ponte de São Borja, clique aqui.