Projeto de lei quer mudar fuso horário oficial da Argentina

Iniciativa é do ex-presidente e atual deputado Julio Cobos; hoje, país segue a mesma hora dos vizinhos Uruguai e Brasil.

Apoie! Siga-nos no Google News

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados da Argentina, na semana passada, tem como objetivo alterar a hora oficial em todo o território argentino. A matéria é de autoria do atual deputado e ex-vice-presidente do país, Julio Cobos.

Leia também:
Paraguai é o único país da fronteira que ainda adota o horário de verão

Apesar de sua grande extensão no eixo Leste–Oeste, a Argentina adota um fuso horário unificado, válido para todas as províncias. Tal fuso, com três horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich (-3 GMT), é o mesmo do Brasil (Brasília) e do Uruguai.

A proposta de Cobos tem como base o fato de que a maior parte da Argentina está, geograficamente, na zona do fuso -4 GMT, adotado por Paraguai, Bolívia, Chile e parte do Brasil (MS, MT, RO, AM e RR).

“A Argentina tem uma defasagem entre a hora oficial e a hora real e isso provoca vários inconvenientes”, afirmou Cobos, citado pelo jornal Ámbito Financiero. “Por isso apresentei esse projeto, para mudar a hora oficial e implantar o fuso horário correto.”

Conforme o texto, durante os períodos de outono, inverno e parte da primavera, a Argentina ficaria em -4 GMT, uma hora atrás em relação ao horário atual. Durante parte da primavera e no verão, voltaria a -3 GMT (horário de verão).

Na internet, a proposição tem gerado reações variadas, desde manifestações de apoio a críticas em relação à necessidade da medida, que precisa da aprovação de deputados e senadores antes do envio ao presidente Javier Milei para sanção ou veto.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.