Atenção: Paraguai terá mudança de hora no domingo (24)

Relógios serão atrasados em 60 minutos com o fim do horário de verão, que está em vigor no país vizinho desde outubro de 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Se você mora no Brasil ou na Argentina e tem compromissos no Paraguai (ou o contrário), atenção para não se confundir com a hora: na madrugada de domingo (24), chegará ao fim o horário de verão no país vizinho.

Leia também:
Prefeitura de Ciudad del Este expõe veículos infratores na internet

Com isso, à meia-noite, na virada de sábado para domingo, os relógios serão atrasados em 60 minutos no Paraguai, e Ciudad del Este voltará a ficar uma hora atrás em relação a Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

A mudança costuma pegar de surpresa muitos moradores da região, uma vez que, conforme a rede da operadora de telefonia ou as configurações do celular, a troca pode não ocorrer de forma automática no relógio do aparelho.

O Paraguai adota o horário de verão como forma de aproveitar melhor a luminosidade do período mais quente do ano e adiar os picos de consumo de energia na faixa entre as 18h e as 20h, reduzindo os riscos de instabilidade na rede.

Nos últimos anos, porém, os momentos de maior demanda de eletricidade passaram a ser os da tarde, entre as 14h e as 16h. Por esse motivo, a validade de continuar adotando a medida é frequentemente questionada no Paraguai.

Por outro lado, legisladores já tentaram, em duas oportunidades, definir o horário de verão como hora padrão, fazendo com que, nos 12 meses do ano, o país fique no mesmo fuso (-3 GMT) que os vizinhos Brasil (hora de Brasília) e Argentina.

A última tentativa ocorreu em março de 2023, quando o Senado rechaçou, por 29 votos a 6 (com 10 ausências), o projeto de lei que alterava a hora oficial do Paraguai para deixá-la, definitivamente, igual aos horários de Brasília, Buenos Aires e Montevidéu.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.