Data de abertura da Ponte da Integração depende do Brasil, diz dirigente

Expectativa na cidade paraguaia de Presidente Franco é pela inauguração parcial da via fronteiriça ainda em 2024.

Apoie! Siga-nos no Google News

Oficialmente concluída desde o segundo semestre de 2023, mas ainda fechada ao tráfego devido à falta de vias de acesso, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, poderá ser parcialmente aberta ainda em 2024.

Leia também:
Veja como estão as obras de acesso à Ponte da Integração no Paraguai

Para que isso ocorra, porém, a bola está com o Brasil, conforme declarações dadas, na manhã de segunda-feira (18), pelo dirigente do Conselho de Desenvolvimento de Presidente Franco, Iván Leguizamón, em entrevista à Radio Concierto FM.

Segundo Leguizamón, o andamento das obras de acesso (Perimetral Leste, no Brasil, e Corredor Metropolitano del Este, no Paraguai) está sendo monitorado pelo Conselho de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira (Codetri), que congrega entidades do Brasil, do Paraguai e da Argentina.

Na cabeceira paraguaia, alguns trabalhos estão mais adiantados, como a construção do edifício aduaneiro e a adequação das vias de conexão entre a ponte e o perímetro urbano de Presidente Franco; outros, como a finalização do anel viário e a nova ponte sobre o Rio Monday, serão entregues por etapas em 2025 e 2026.

Uma das principais preocupações manifestadas por Leguizamón é que a obra no lado brasileiro (aduana e pista), no trecho mais imediato entre a ponte e as proximidades do atual trevo para a Argentina, talvez não fique pronta até o final do ano.

“Recém a partir de janeiro [de 2025] as obras complementares estariam medianamente prontas, e só a partir daí é que se poderia falar da abertura da ponte com controle integrado”, manifestou o dirigente. “Os companheiros brasileiros vão se reunir com as autoridades nacionais de seu país e depois virão aqui para falar com as nossas.”

Independentemente da data, a abertura da Ponte da Integração ao tráfego será feita por fases, com a primeira etapa prevendo a passagem de caminhões vazios (em lastre), seguida por caminhões com carga e por veículos das demais categorias.

Avenida Monday

Em paralelo, a Junta (Câmara) Municipal de Presidente Franco enviará, ao Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, pedido de informe a respeito do andamento do projeto de ampliação da Avenida Monday, uma das principais vias de acesso à Ponte da Integração.

Durante o governo de Mario Abdo Benítez, que terminou em agosto de 2023, o MOPC chegou a anunciar que a avenida seria duplicada e teria seu pavimento reforçado para resistir à passagem de caminhões. A atual gestão, contudo, tem dado poucas informações a respeito, gerando o temor de que o projeto tenha sido engavetado.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.