Veja como estão as obras de acesso à Ponte da Integração no Paraguai

Engenheira responsável pelo Corredor Metropolitano del Este atualizou o percentual de execução de cada lote.

Apoie! Siga-nos no Google News

Projetado para dar acesso à cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, conectando os municípios de Los Cedrales, Presidente Franco, Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias à passarela fronteiriça, o anel viário do Corredor Metropolitano del Este apresenta diferentes graus de execução em seus lotes.

Leia também:
Perimetral Leste: confira o boletim atualizado das obras em Foz do Iguaçu

Em entrevista ao jornal ABC Color, a engenheira Laura Arévalos, representante do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai no projeto do corredor, atualizou o andamento dos trabalhos, que poderá ter algumas de suas etapas concluídas no segundo semestre de 2024.

Segundo Arévalos, os futuros edifícios da cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, que farão parte da zona primária de fiscalização migratória e aduaneira, estão com 40% de execução. A estimativa de conclusão é para o próximo mês de agosto.

Já o Lote Urbano, que envolve a readequação das avenidas e ruas de acesso à ponte no perímetro urbano de Presidente Franco, está com 84% de conclusão e tem previsão de término para junho ou julho.

A maior parte do Corredor Metropolitano del Este, contudo, está concentrada em dois lotes, que somam mais de 30 quilômetros de rodovias, previstos para 2025. O Lote Rural 1 apresenta 25% de progresso, enquanto o Lote Rural 2 está com 51%.

A obra com menor avanço é a construção da nova ponte sobre o Rio Monday, em Presidente Franco, que ainda está na fase de ajustes do projeto. A previsão é de finalização da estrutura até o segundo semestre de 2025.

Os trabalhos do Corredor Metropolitano del Este são realizados com recursos contratados pelo governo do Paraguai de financiadores internacionais. A intenção é retirar o fluxo de cargas das áreas mais congestionadas de Ciudad del Este e municípios vizinhos.

Perimetral Leste

Na cabeceira brasileira, em Foz do Iguaçu, a construção da rodovia Perimetral Leste passou por recente repactuação no pacote de obras, com a adição de viadutos nos cruzamentos com as avenidas República Argentina e Felipe Wandscheer.

O cronograma geral, atualizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), indica 23% de execução, com desembolso acumulado de R$ 31,6 milhões. O dinheiro é procedente da diretoria brasileira de Itaipu, que também financiou a construção da Ponte da Integração.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.