Codefoz, Fundo Iguaçu e ABIH levam ao prefeito demandas sobre projetos em Foz do Iguaçu

O conselho também apresentou a Chico Brasileiro a proposta de atualização da lei que criou o órgão, em vigor há mais de dez anos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Organizações da sociedade civil levaram ao prefeito Chico Brasileiro (PSD) demandas referentes a alguns projetos prioritários para Foz do Iguaçu, em infraestrutura. O diálogo foi pautado pela cooperação para o andamento de obras no município.

LEIA TAMBÉM: Codefoz cria câmara técnica com foco no desenvolvimento econômico

A reunião com o gestor municipal reuniu o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves, a convite; o presidente do Fundo Iguaçu e vice-presidente da ABIH PR – Regional Oeste, Nilson de Nadai; e o ex-presidente do Fundo Iguaçu, Enio Eidt.

A pauta incluiu encaminhamentos principalmente sobre:

  • arena multiuso;
  • trevo do CTG Charrua; e
  • revitalização da Avenida JK.

Ficou compromissado que o prefeito irá definir a área para implantação do complexo multiuso, estrutura completa para grandes eventos esportivos, culturais, turísticos e sociais. “O prefeito Chico Brasileiro também irá oficiar a Itaipu em relação a prazos para os trâmites necessários para determinar essa área”, expôs Fernando. “Isso passa por negociações com os proprietários das áreas prospectadas, e o local só será anunciado ao final das tratativas”, concluiu.

À frente do Fundo Iguaçu e da ABIH, Nilson de Nadai considerou o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental. “Buscamos alinhar os anseios do setor produtivo em seus diferentes eixos, como turismo, comércio, logística, prestação de serviços, entre outros. E resolver os gargalos de infraestrutura é determinante para o fortalecimento da nossa economia”, frisou.

Solução para o Trevo Charrua

Sobre a intervenção necessária no trevo do CTG Charrua, na BR-277, segundo o prefeito, o secretário de Planejamento, Andrey Bachixta, reuniu-se com técnicos do DNIT em Cascavel (PR), há poucos dias, e o município já possui, via ofício, a aprovação do anteprojeto para a solução viária daquele trevo.

Consultado pelo Codefoz, o secretário explicou que agora é necessário o orçamento detalhado, dentro das prerrogativas dos bancos de dados oficiais, desse anteprojeto aprovado pelos órgãos competentes. É para que “possa ocorrer a captação de recursos para uma contratação integrada, onde a vencedora de um certame licitatório é responsável pelo projeto executivo e a execução completa da obra”, informou Andrey.

Revitalização Avenida JK

Ao Codefoz, Fundo Iguaçu e ABIH, o prefeito Chico Brasileiro disse que os procedimentos para o convênio e licitação de revitalização da Avenida JK estão em fase final, com concorrência pública a ser aberta nos próximos dias. A municipalidade irá executar a obra em parceria com a Itaipu Binacional.

Lei de criação do Codefoz

Ainda, Fernando Castro Alves e o presidente da OAB/Foz, Vitor Hugo Nachtygal, apresentaram ao prefeito Chico Brasileiro a minuta de adequação da Lei n.º 4041/2012, a qual instituiu o Codefoz, que já tem mais de uma década. Vitor Hugo faz parte do grupo de trabalho revisor da norma.

O prefeito prestará apoio nos encaminhamentos. “O objetivo é apenas atualizar e interpretar, de modo mais objetivo, a atual legislação do Codefoz. É uma modernização do escopo legal do conselho, já consolidado junto à sociedade e ao poder público”, frisou Fernando.

(Com informações do Codefoz)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.