Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Passarela argentina das Cataratas será reaberta nos próximos dias

Argentina

Passarela argentina das Cataratas será reaberta nos próximos dias

Concessionária Iguazú Argentina anunciou que a reconstrução foi concluída, restando apenas a fase de homologação da estrutura.

2 min de leitura
Passarela argentina das Cataratas será reaberta nos próximos dias
Garganta do Diabo vista do mirante no lado argentino, em imagem de arquivo do serviço Google Street View
Publicidade

Fechada desde outubro de 2022, devido aos danos provocados pela enchente do Rio Iguaçu, a passarela que dá acesso ao mirante argentino da Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu, será reaberta nos próximos dias. Para esta quinta-feira (23), peritos são aguardados para a homologação da segurança da estrutura.

Leia também:
Confirmado: reabertura da passarela argentina das Cataratas será na quarta-feira (1.º)

Publicidade

Em informação difundida à imprensa de Puerto Iguazú, a concessionária Iguazú Argentina, responsável pelos serviços turísticos no Parque Nacional Iguazú, comunicou que concluiu as obras de reconstrução do mirante e da trilha, que tem mais de um quilômetro de extensão sobre as águas do rio fronteiriço.

Fontes como o portal La Voz de Cataratas, por sua vez, divulgaram vídeo mostrando que o mirante da Garganta do Diabo, ponto turístico mais procurado do lado argentino das Cataratas, está inteiramente finalizado.

Uma vez emitido o certificado de homologação elaborado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), órgão argentino equivalente ao brasileiro Inmetro, o espaço será liberado para visitação pública, o que pode ocorrer já nos próximos dias. A data exata, contudo, ainda não foi confirmada.

Publicidade
Cheia de outubro de 2022 afetou a passarela e o mirante da Garganta do Diabo no lado argentino. Imagem: Gentileza/Helisul
Cheia de outubro de 2022 afetou a passarela e o mirante da Garganta do Diabo no lado argentino. Imagem: Gentileza/Helisul

A passarela está fechada desde 11 de outubro de 2022, quando a direção do parque decidiu interditá-la de maneira preventiva, em razão da previsão de cheia no Rio Iguaçu. No dia 13, a vazão chegou a 16,5 mil metros cúbicos por segundo (11 vezes acima da média), danificando parte da estrutura, cuja reparação se estendeu até fevereiro de 2023.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.