Postos de gasolina da YPF da Argentina têm preços mais altos pra estrangeiros

Na ala reservada a carros com placas estrangeiras, o preço é mais alto. Foto El Territorio

A medida entrou em vigor nos postos da empresa estatal de Posadas, capital de Misiones.

A “novidade” ainda não chegou a Puerto Iguazú, mas é questão de tempo. A partir da zero hora desta sexta-feira, 11, os postos da estatal YPF em Posadas, capital de Misiones, vendem uma quota de 40 litros de gasolina ou diesel, para carros com placas estrangeiras, a 150 pesos o litro.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Para os argentinos, o preço se mantém em 126,1 por litro para a gasolina Infinia e a 125,9 pesos para o litro de diesel, informa o portal El Territorio.

O presidente da Câmara de Postos de Serviços, Faruk Jalaf, em entrevista ao programa Acá te lo Contamos, da Radioactiva 100.7, disse que essa decisão “traz mais danos que benefícios”, além de ser difícil de aplicar, já que o motorista estrangeiro (no caso de Posadas, o paraguaio), vai encher o tanque num posto de outra companhia.

Ele lembrou que “medidas irrelevantes” já foram aplicadas em anos anteriores, em todos os postos, não só os da YPF, com preços diferenciados para estrangeiros e turistas. O que acontecia, muitas vezes, é que o posto ficava com estoque nos tanques reservados aos turistas, porque “não havia estrangeiros”.

O que está faltando aos postos, segundo Faruk Jalaft, é que recebam combustível suficiente, para atrair o turista e fazer com que ele faça outras compras no comércio local.

“Estão limitando cada vez mais (a entrega de combustível) e fica cada vez maior o custo para operar um posto e cada dia mais complicado”, afirmou.

Quanto à diferença de preços, ela vai favorecer os postos que não sejam YPF. “Indubitavelmente, o que vai acontecer é que, se o estrangeiro puder, vai procurar outros postos. E nós vamos ficar sem combustível na última semana do mês, senão na metade, porque há falta (de combustível) a nível de país”.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.