
O governo da Argentina liberou, para este sábado (1.º), reajuste de cerca de 2% nos preços dos combustíveis no país. O percentual varia conforme o tipo da gasolina (nafta) ou do diesel. O preço também sofre influência de fatores como o frete.
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Em Puerto Iguazú, na fronteira com Foz do Iguaçu, as bombas já exibem o novo tarifário desde as primeiras horas do dia. De acordo com entidades do setor, o combustível em Iguazú é um dos mais caros da Argentina, devido à distância até os centros de distribuição.
Tarifário dos postos Shell Argentina em Puerto Iguazú – março/2025:
Nafta Súper: P$ 1.275 (+1,9%);
Nafta V-Power: P$ 1.599 (+1,3%);
Formula Diesel: P$ 1.366 (+1,8%);
Diesel V-Power: P$ 1.639 (+0,2%).
Tarifário dos postos YPF em Puerto Iguazú – março/2025:
Nafta Súper: P$ 1.275 (+1,9%);
Nafta Infinia: P$ 1.533 (+1,7%);
Infinia Diesel: P$ 1.566 (+2,2%).
O preço em reais dependerá da cotação obtida pelo consumidor. Ao câmbio de R$ 1 por P$ 200, o litro da Nafta V-Power na rede Shell da Argentina custará o equivalente a R$ 7,99, mais alto que no Brasil.
Para fazer o cálculo, basta dividir o preço em pesos argentinos pela cotação. Dividindo P$ 1.599 por 200, por exemplo, chega-se ao resultado de R$ 7,99.
Combustível mais caro na Argentina
Abastecer na Argentina deixou de ser vantajoso para os motoristas das cidades fronteiriças. Atualmente, os preços estão mais baixos em Foz do Iguaçu e nos postos das cidades paraguaias de Ciudad del Este, Presidente Franco e Hernandarias.
A disparada no preço dos combustíveis na Argentina coincide com o início do governo de Javier Milei, em dezembro de 2023. O aumento tem como causa principal a eliminação de subsídios e isenções que mantinham a gasolina e o diesel em valores mais acessíveis.
Na manhã deste sábado, de acordo com o aplicativo Menor Preço, a gasolina aditivada era vendida, nos postos de Foz do Iguaçu, a valores entre R$ 6,09 e R$ 6,55.
Motoristas questionam o comparativo de preços, argumentando que a gasolina argentina não tem adição de etanol. Vale lembrar, contudo, que a gasolina sem etanol também é vendida no Paraguai, a preços mais baixos que os da Argentina.
A maneira mais prática de saber qual combustível oferece a melhor relação custo-benefício é calcular o custo por energia fornecida. Para isso, recomenda-se utilizar o Poder Calorífico Inferior (PCI), que indica quanto de energia cada combustível pode gerar. Vamos simplificar o cálculo, sem considerar detalhes complexos como eficiências térmicas, rendimentos específicos do motor, octanagem, condições ambientais etc.
Para os principais combustíveis (fonte RESOLUÇÃO ANP Nº 758)
Gasolina tipo A (“pura”) – 45 MJ/kg (mega Joule por quilograma)
–> Sem adição de etanol;
–> Massa específica de 742 kg/m³
–> PCI de 43,54 MJ/kg
–> PCI na base volumétrica de 32,30 MJ/litro
Etanol Anidro:
–> Utilizado na mistura da gasolina tipo C
–> Massa específica de 791 kg/m³
–> PCI de 28,26 MJ/kg
–> PCI na base volumétrica de 22,35 MJ/litro
Etanol hidratado:
–> Etanol vendido nos postos de combustíveis;
–> Massa específica de 809 kg/m³
–> PCI de 26,38 MJ/kg
–> PCI na base volumétrica de 21,34 MJ/litro
Gasolina Tipo C:
–> Vendida nos postos brasileiros (Limitada atualmente a 30% de etanol anidro e o restante de gasolina tipo A(percentuais na base volumétrica))
–> Um litro de gasolina tipo C na base volumétrica tem 0,700 litros de gasolina tipo A + 0,300 litros de etanol anidro;
–> OU ainda: 1 litro de gasolina tipo C tem 0,52 kg de gasolina tipo A + 0,237 kg de etanol anidro;
–> Massa específica de 757 kg/m³;
–> PCI de 38,72 MJ/kg;
–> PCI na base volumétrica de 29,32 MJ/litro;
Como os combustíveis são vendidos por volume (litros), usamos o PCI volumétrico para comparar a relação custo-benefício:
–> Relação etanol hidratado pela gasolina tipo C –> 21,43/29,32 = 0,727
–> Isso significa que 1 litro de etanol hidratado rende o mesmo que 0,727 litros de gasolina Tipo C.
–> Conclusão: Se o preço do etanol for menor que 72,7% do preço da gasolina Tipo C, vale a pena abastecer com etanol.
–> Relação da gasolina tipo A pela gasolina tipo C –> 32,3/29,32 = 1,10
–> Isso significa que 1 litro de gasolina Tipo A rende o mesmo que 1,10 litros de gasolina Tipo C.
–> Conclusão: Se o preço da gasolina Tipo A for menor que 110% do preço da gasolina Tipo C, vale a pena abastecer com gasolina Tipo A.
Exemplo:
Etanol hidratado: R$ 4,15/l
Gasolina tipo C: R$ 6,10/l
Gasolina tipo A: R$ 7,00/l
Relação Etanol / Gasolina C : 4,15/6,10 = 0,68 – Abastecer com Etanol (relação menor que o,727)
Relação Gasolina A / Gasolina C: 7/6,10 = 1,14 – Abastecer com gasolina tipo C (relação maior que 1,10)
–> Porém, como mencionado no começo, isso é um cálculo teórico. O ideal é você testar como o seu carro (e o seu modo de dirigir) se comporta com cada combustível. Faça um experimento simples:
1) Abasteça o tanque com um combustível (quando estiver na reserva).
2) Anote a quilometragem atual.
3) Repita o processo pelo menos 3 vezes (use 3 tanques completos).
4) Some todos os quilômetros rodados e o valor gasto nos abastecimentos.
5) Calcule o custo por km –> Custo por km = (Valor total gasto) / (Quilometragem total)
6) Repita o teste com outros combustíveis para comparar.
Por ser combustível mais puro, mesmo sendo levemente maior o preço, acaba sendo mais econômico abastecer na Argentina, porque o veículo faz mais km por litro. Se no BR o carro faz 10 km/l, com aquele combustível ele fará em ti tô de 14/15 km/l.
Lembrando que lá não há aplicação de álcool na gasolina, o que dá maior autonomia ao veículo.