Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Puerto Iguazú reajusta valor da Taxa Ecoturística Municipal

Argentina

Puerto Iguazú reajusta valor da Taxa Ecoturística Municipal

Última alteração tinha sido em março de 2022; tributo foi criado para melhorar a estrutura turística na cidade.

2 min de leitura
Puerto Iguazú reajusta valor da Taxa Ecoturística Municipal
Bandeiras da Argentina e da província de Misiones no trevo de acesso à cidade fronteiriça. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Puerto Iguazú
Publicidade

A prefeitura de Puerto Iguazú reajustou, neste fim de semana prolongado, a Taxa Ecoturística Municipal, cobrada dos turistas que pernoitam na cidade. O valor, que era de P$ 150 por pessoa a cada 24 horas de permanência, subiu para P$ 250*. A última alteração no tributo, cuja atual roupagem foi criada em 2015, tinha sido em março de 2022.

Leia também:
Carnaval: lado argentino das Cataratas tem dia mais movimentado do ano

Publicidade

*Nota da redação: na cotação praticada na fronteira em 21/2 (R$ 1 por P$ 60), a taxa de P$ 250 equivale a R$ 4,16.

De acordo com o jornal El Territorio, a modificação na taxa é para compensar fatores como a inflação acumulada no período e a desvalorização do peso argentino em relação ao dólar estadunidense e às moedas da região.

A cobrança é efetuada nos hotéis, com muitos empreendimentos isentando os hóspedes ou incluindo a taxa no preço final da tarifa; ou na rodovia de acesso a Puerto Iguazú, o que gera constantes críticas dos motoristas que estão apenas de passagem pela região.

Publicidade

Segundo a prefeitura local, o objetivo do tributo, cuja redação original previa valor igual a um litro de combustível, é arrecadar fundos para a melhoria da infraestrutura à disposição de viajantes e moradores.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.