O governo federal da Argentina confirmou, para esta quinta-feira (21), a reabertura da passagem fronteiriça entre as cidades de Ituzaingó (Argentina) e Ayolas (Paraguai), que foi fechada em 2020, em meio às restrições adotadas durante a pandemia de covid-19.
Leia também:
Receita Federal apresenta nova Declaração de Bens do Viajante (e-DBV)
A circulação de veículos entre as duas margens do Rio Paraná usa como “ponte” a barragem principal da usina hidrelétrica de Yacyretá. O trecho foi aberto ao tráfego em agosto de 2019, após décadas de reivindicações dos moradores dos dois países.
“Estamos felizes em anunciar que nesta quinta, 21 de novembro, será reabilitada a passagem por cima da nossa Central Hidrelétrica Yacyretá”, comemorou o diretor-geral paraguaio da instituição, Luis Benítez Cuevas.
“Esta medida permitirá aproximar ainda mais nossos povos do Paraguai e da Argentina. É um sonho realizado para os moradores de Ayolas e região, em primeiro lugar, e também para todo o país”, complementou.
Atualização – 22/11: a abertura ao tráfego geral de veículos foi postergada para esta sexta-feira (22). O funcionamento será de segunda a segunda, das 9h às 19h.
Atualização – 23/11: durante o período inicial de testes, o funcionamento será somente de segunda a sexta, das 9h às 19h.
A circulação poderá ser feita por automóveis particulares, vans e transporte coletivo (parcialmente autorizado desde outubro de 2022), mas não por pedestres, motociclistas e veículos com tração animal. A passagem de caminhões também não está permitida.
A reabertura é vista como uma alternativa para desafogar o tráfego de viajantes pela Ponte San Roque González de Santa Cruz, entre Posadas (Argentina) e Encarnación (Paraguai), que costuma registrar longas filas nos períodos de festas de fim de ano.