Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Confirmado: passarela argentina das Cataratas será reaberta na quarta-feira (1.º)

Argentina

Confirmado: passarela argentina das Cataratas será reaberta na quarta-feira (1.º)

Acesso à Garganta do Diabo pela margem argentina do Rio Iguaçu está fechado desde a cheia de outubro de 2022.

2 min de leitura
Confirmado: passarela argentina das Cataratas será reaberta na quarta-feira (1.º)
Estrutura reconstruída do mirante da Garganta do Diabo, principal atrativo do lado argentino das Cataratas do Iguaçu. Imagem: Gentileza/Iguazú Argentina

Confirmada a data de reabertura da passarela argentina da Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu. Na próxima quarta-feira, 1.º de março, turistas e moradores da fronteira voltarão a ter acesso ao principal atrativo do Parque Nacional Iguazú. A trilha estava fechada desde outubro de 2022, devido aos danos provocados pela cheia.

A data foi comunicada pela concessionária Iguazú Argentina e pela Administração de Parques Nacionais (APN). Na véspera, será feita uma inspeção simbólica da nova estrutura, com a participação de autoridades e representantes do turismo local, além de profissionais da imprensa da região.

Publicidade
Comunicado oficial sobre a reabertura
Comunicado oficial sobre a reabertura

A passarela está interditada desde 11 de outubro de 2022, quando a direção do parque decidiu fechá-la de maneira preventiva, em razão da previsão de cheia no Rio Iguaçu. No dia 13, a vazão chegou a 16,5 mil metros cúbicos por segundo (11 vezes acima da média), danificando parte da estrutura, cuja reparação se estendeu até fevereiro de 2023.

Passarela argentina da Garganta do Diabo tem 1.100 metros de extensão. Imagem registrada pela Helisul no sábado posterior à enchente de 13 de outubro de 2022.

No período de interdição, apenas as trilhas panorâmicas do Circuito Superior e do Circuito Inferior permaneceram abertas ao público, que continuou comparecendo em grande número à unidade de conservação. No lado brasileiro, a passarela da Garganta do Diabo, que fica em uma área mais protegida, não foi danificada pela enchente.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.