Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Preço das passagens de ônibus na Argentina tem aumento de 30%

Argentina

Média distância

Preço das passagens de ônibus na Argentina tem aumento de 30%

Reajuste vale para os trajetos de média distância na província argentina de Misiones, onde fica a cidade fronteiriça de Puerto Iguazú.

2 min de leitura
Preço das passagens de ônibus na Argentina tem aumento de 30%
Ônibus na rodoviária da cidade argentina de Puerto Iguazú. Imagem: Google Street View (Arquivo)

O governo da província argentina de Misiones autorizou, em resoluções publicadas no Diário Oficial, o reajuste das tarifas de ônibus de média distância.

Leia também:
Paraguai registra número recorde de solicitações de residência no país

Publicidade

As disposições n.º 115 e n.º 116, da Subsecretaria de Transportes, Portos, Aeroportos e Redes de Comunicação, autorizam o incremento de 30% no valor das passagens.

Tal incremento, de acordo com o governo de Misiones, tem como objetivo cobrir a inflação acumulada desde o início do ano na Argentina.

Assim, o poder público estabeleceu, para os trajetos de média distância entre as cidades da província, tarifa mínima de P$ 1.700 (cerca de R$ 6,80).

Conforme o quadro tarifário, o cálculo leva como base a quilometragem rodada e o tipo de estrada percorrida e do serviço. Na Argentina, para trajetos de média distância, há cinco tipos de serviços: comum, semidireto, direto, direto expresso e diferencial.

Base para o cálculo da tarifa:

  • estrada de chão, serviço comum: P$ 99,80 por quilômetro;
  • serviços comum, semidireto ou direto em estrada pavimentada: P$ 91 por quilômetro;
  • serviço direto expresso, estrada pavimentada: P$ 119 por quilômetro;
  • serviço direto diferencial, estrada pavimentada: P$ 127,60.

Além disso, o governo de Misiones autorizou cobrança mínima de P$ 367,30 para embarque nos terminais rodoviários das cidades da província argentina.

Embora em vigor, o reajuste poderá não ocorrer de maneira imediata, com as empresas tendo prazo de 15 dias úteis para atualizar suas tarifas.

Já o Bilhete Estatal Estudantil Gratuito (BEEG), a versão de Misiones do passe-livre na Argentina, continuará valendo com as mesmas regras.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.