Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Argentina e Paraguai simplificam controle migratório na fronteira

Argentina

Ponte San Roque

Argentina e Paraguai simplificam controle migratório na fronteira

Após teste na linha de trem, controle unificado entre Posadas e Encarnación será estendido também para o tráfego de veículos.

2 min de leitura
Argentina e Paraguai simplificam controle migratório na fronteira
Ponte San Roque González de Santa Cruz conecta Encarnación (Paraguai) a Posadas (Argentina), sobe o Rio Paraná. Foto: Gentileza/DNM Paraguay
Publicidade

A partir de segunda-feira (28), a fiscalização migratória na Ponte San Roque González de Santa Cruz, entre Posadas (Argentina) e Encarnación (Paraguai), ocorrerá apenas na cabeceira argentina.

Leia também:
Decisão do governo da Argentina pode favorecer comércio de Foz do Iguaçu

Publicidade

De acordo com a Direção Nacional de Migrações (DNM) do Paraguai, a simplificação se dará graças a um acordo bilateral. Assim, os registros emitidos no lado argentino valerão também para o lado paraguaio, sem necessidade de novos controles.

O sistema integrado já estava em testes no trem internacional que conecta as duas cidades. Desde o último dia 14, a fiscalização migratória acontecia apenas na estação de Posadas, com fluxo livre na estação de Encarnación.

“A implementação constitui um marco histórico da cooperação migratória binacional, por tratar-se do primeiro controle conjunto aplicado sob o sistema de Reconhecimento Recíproco de Competências (RRC)”, celebrou a DNM do Paraguai.

Publicidade

Com a unificação da fiscalização migratória também do fluxo rodoviário, Argentina e Paraguai esperam reduzir as filas na fronteira.

A medida é tida como essencial para períodos como feriados e alta temporada turística, bem como grandes eventos internacionais. De 28 a 31 de agosto, por exemplo, o Paraguai receberá uma etapa do Campeonato Mundial de Rali, com corridas na região de Encarnación.

Publicidade

Interesse do Paraguai

Em declarações reproduzidas pelo jornal La Nación, Jorge Kronawetter, titular da DNM, disse que há interesse em expandir o sistema para outros pontos da fronteira. No radar imediato, a travessia entre Clorinda (Argentina) e Puerto Falcón (Paraguai).

“Os resultados estão sumamente satisfatórios, e nós mesmos estamos surpresos com o funcionamento”, apontou. “Estabelecemos procedimentos para intervenções em caso de necessidade. Os funcionários estão seguindo tudo ao pé da letra.”

A ponte entre Posadas e Encarnación fica a cerca de 300 quilômetros de Foz do Iguaçu. No local, o leito do Rio Paraná marca a fronteira natural entre Argentina e Paraguai.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário