Atenção, viajantes: tarifa da balsa entre Brasil e Argentina é reajustada

Travessia fluvial entre San Javier (Misiones) e Porto Xavier (RS) é usada como atalho para chegar ao Rio Grande do Sul.

A Argentina reajustou, no último dia 13, a tarifa do serviço de balsa entre San Javier (Misiones) e Porto Xavier (RS). A travessia do Rio Uruguai no local é um dos “atalhos” entre a região de Foz do Iguaçu e o Rio Grande do Sul, pois encurta caminho.

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No caso dos carros de passeio e similares, por exemplo, a nova tarifa é de P$ 14 mil, com adicional de P$ 3,5 mil por passageiro além do motorista. Assim, com o câmbio de R$ 1 por P$ 180, praticado na fronteira, P$ 14 mil equivalem a R$ 78.

De acordo com a prefeitura de Porto Xavier (RS), a balsa funciona diariamente. Condições meteorológicas ou hidrológicas desfavoráveis, contudo, podem afetar o funcionamento.

Tabela com os horários da balsa.
Tabela com os horários da balsa. Gráfico: Prefeitura de Porto Xavier

Nota da redação: a travessia conta com uma balsa argentina e uma brasileira. A alteração na tarifa refere-se exclusivamente à embarcação argentina.

No total, são dez horários diários de segunda a sexta e seis aos fins de semana e feriados internacionais, conforme a tabela acima.

Tarifas – Balsa San Javier/Porto Xavier

Veículos particulares:
Só o motorista: P$ 14 mil.
Motorista + 1 passageiro: P$ 17,5 mil.
+ 2 passageiros: P$ 21 mil.
+ 3 ou 4 passageiros: P$ 24,5 mil.

Ônibus:
Ônibus grande: P$ 46 mil.
Micro-ônibus ou van: P$ 35 mil.
Passageiro: P$ 3 mil.

Motos:
Só o condutor: P$ 12 mil.
Condutor + acompanhante: P$ 15,5 mil.

Bicicletas:
P$ 4,5 mil.

Pedestres:
P$ 4 mil para o uso da balsa.

Caminhões:
Caminhão pequeno, carregado ou vazio: P$ 43 mil.
Caminhão grande, carregado ou vazio: P$ 57 mil.

Travessia será aposentada

Futuramente, a travessia de balsa entre San Javier e Porto Xavier será aposentada, porque uma ponte será construída. A obra é reivindicada há décadas pela população, pois a inexistência da via é vista como uma trava ao desenvolvimento local.

De acordo com o jornal Zero Hora, a publicação do último edital para a contratação da empresa que irá elaborar os projetos básico e executivo de engenharia ocorreu em dezembro.

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 20 de março pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

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2 Comentários
  1. Irma Cristina nardes Diz

    Sabia que a ponte seria construída em Porto Mauá Brasil e Alba Pose Argentina

  2. Roberto Nunes Diz

    História para boi dormir. Está ponte não vai sair do papel nunca.
    Não há interesse nem do Brasil nem da Argentina.
    Vão continuar pagando para arriscar a vida naquelas bolsas sujas, perigosas e velhas.

Comentários estão fechados.