O Conselho Deliberante de Puerto Iguazú, órgão equivalente às câmaras municipais do Brasil, empossou, na manhã de quarta-feira (10), os três vereadores eleitos no último mês de junho.
Leia também:
Saiba como está o preço da gasolina na Argentina em dezembro de 2025
Fabián De Sa, Carlos Ríos e Graciela Sosa terão mandatos com quatro anos de duração, até dezembro de 2029. Conforme a legislação eleitoral argentina, eles se somam aos demais vereadores eleitos em 2023, que continuarão no Legislativo até 2027.
A Argentina adota eleições a cada dois anos para os cargos de vereador, deputado e senador, renovando parte da composição dos parlamentos. Em Puerto Iguazú, dos sete vereadores, quatro são eleitos em um pleito, e os outros três, nos próximos dois anos.
Ademais de empossar os novos membros, o Conselho Deliberante definiu os cargos de direção da Casa para 2026.
Assim, o vereador Carlos Ríos exercerá a função de presidente do Legislativo de Puerto Iguazú. A vice-presidência estará a cargo da vereadora Raquel Makowski, enquanto o posto de vice-presidente-segundo ficará com Esteban Pereyra.
Carlos Ríos e Graciela Sosa estão vinculados à Frente Renovadora da Concórdia, agrupação política regional predominante na província de Misiones. Já Fabián De Sa concorreu pelo La Libertad Avanza, partido ligado ao presidente Javier Milei.
O prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Filippa, pertence à Frente Renovadora da Concórdia. O bloco comanda a província de Misiones desde meados dos anos 2000, exercendo, além do governo, maioria no Legislativo provincial.

