Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Câmara pode suspender reajuste que dobrou preço do Estarfi

Blog da redação

Câmara pode suspender reajuste que dobrou preço do Estarfi

Projeto precisa ser aprovado pelos vereadores em plenário, onde base aliada de Chico Brasileiro é maioria.

2 min de leitura
Câmara pode suspender reajuste que dobrou preço do Estarfi
Além do preço, a rotatividade das vagas é questionada por usuários do Estarfi – foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade

Por Paulo Bogler

Projeto de decreto legislativo na Câmara de Vereadores poderá derrubar o reajuste determinado pelo prefeito Chico Brasileiro (PSD) sobre o valor do Estacionamento Regulamentado de Foz do Iguaçu (Estarfi). O questionamento é justamente o percentual.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Chico Brasileiro empurra custo da máquina para o cidadão

O gestor municipal elevou em 100% o custo da hora cobrada dos motoristas, de R$ 1,50 para R$ 3. Já a regularização presencial subiu 200%, dizem os autores do projeto, vereadores João Morales (União), presidente do Legislativo, Admilson Galhardo (Republicanos) e Cabo Cassol (Podemos).

Tem de ser razoável

A proposta de suspensão cita que os reajustes anteriores do serviço foram em percentuais muito inferiores. Os parlamentares indicam que o prefeito deveria seguir o princípio da “razoabilidade”, “sem excessos”, na correção, para não onerar o iguaçuense em demasia.

Publicidade

Ônus para quem trabalha

Os autores citam outros reajustes que afetam a população, como o do Imposto Sobre Serviços, o ISS, taxas e tributos. Paras os vereadores, o aumento estabelecido por Chico Brasileiro afeta diretamente motoristas, taxistas, trabalhadores do setor turístico, vans e visitantes da cidade.

Legislação

Chico Brasileiro aumentou o Estarfi por decreto, um ato discricionário. Contra o reajuste, João Morales, Galhardo e Cassol se apegam à Lei Orgânica do Município, alegando que cabe ao Legislativo “sustar os atos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa”, lê-se no projeto.

Publicidade

Trâmite

O prazo para a votação do decreto legislativo para reverter o aumento do Estarfi no patamar atual depende da sua tramitação. O H2FOZ apurou que cabe pedido de urgência, o que faria com que o projeto fosse deliberado já na próxima semana.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ.

1 comentário em “Câmara pode suspender reajuste que dobrou preço do Estarfi”

  1. Alexandre

    Isso não é aumento…isso é extorsão.

Os comentários estão encerrado.