Rádio Clube
H2FOZ
Início » Carta ao leitor » O colorido da arte urbana nos muros e fachadas de Foz do Iguaçu

Carta ao leitor

Mais cor, por favor

O colorido da arte urbana nos muros e fachadas de Foz do Iguaçu

Espaços como o Beco dos Sonhos mostram como um pouco de tinta e muita criatividade podem transformar a paisagem da cidade.

2 min de leitura
O colorido da arte urbana nos muros e fachadas de Foz do Iguaçu
Um dos murais do Beco dos Sonhos, anteriormente um muro branco no bairro Ipê. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

O portal H2FOZ publicou, neste domingo (14), reportagem sobre o Beco dos Sonhos, iniciativa coletiva desenvolvida na Região Norte de Foz do Iguaçu.

Leia também:
Desvendada a história dos gatos desenhados nos muros de Foz do Iguaçu

Publicidade

No local, 45 artistas da cidade, de outras partes do Brasil e de países como Paraguai, Argentina e Colômbia, coloriram muros e deram novo significado ao espaço.

O agora Beco dos Sonhos fica na Região Norte de Foz do Iguaçu, no bairro Ipê, junto à pracinha entre as ruas Cascavel e Missal.

Para ver fotos e vídeo do fotógrafo Marcos Labanca, bem como ler o texto da jornalista Denise Paro, clique aqui.

Curiosamente, um ano atrás, em setembro de 2024, um outro conteúdo sobre arte urbana em Foz do Iguaçu virou uma das maiores audiências da história do portal.

Intitulada Desvendada a história dos gatos desenhados nos muros de Foz do Iguaçu, a reportagem sobre uma curiosidade local alcançou repercussão nacional.

Em seguida, vários outros portais e páginas de redes sociais fizeram publicações sobre o mesmo tema (algumas, reproduzindo sem autorização o texto de Gabriela Zempulski e as fotos de Marcos Labanca).

O interesse por conteúdos sobre arte urbana mostra a aceitação cada vez maior dos moradores de Foz do Iguaçu quanto ao grafite e técnicas similares.

Atração para moradores e turistas

Galerias a céu aberto são, inclusive, atrativos turísticos em outras cidades do mundo. A chilena Valparaíso, por exemplo, tem nas pinturas de seus muros e fachadas um diferencial para que os turistas percorram suas íngremes colinas.

Com um pouco de tinta e muita criatividade, artistas estão transformando, para melhor, locais antes inexpressivos no espaço urbano de Foz do Iguaçu. O H2FOZ acredita nos efeitos positivos desse tipo de iniciativa e incentiva a realização de mais trabalhos.

Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu. Assine o H2FOZ!

Obrigado pela leitura e ótima semana!

Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.