Não é de hoje que muitas pessoas desistiram de comentar assuntos nas redes sociais. Pensando nisso, o portal H2FOZ mantém, no rodapé de cada uma das matérias, espaço para que você possa comentar as publicações, bem longe da gritaria das redes.
Leia também:
Editoriais semanais do H2FOZ — conheça a opinião do portal
Ao clicar para enviar, você perceberá que o comentário não aparecerá automaticamente: é preciso aguardar a aprovação por um dos moderadores.
O H2FOZ faz isso não para censurar as opiniões dos leitores, mas para evitar a invasão de spam, respostas automáticas redigidas por robôs e mensagens com links maliciosos.
Obviamente, comentários com xingamentos e ofensas afins vão direto para a lixeira, pois fogem do intuito do espaço. Prezamos pela riqueza do debate e valorizamos as contribuições que quem lê as matérias têm para adicionar ao portal.
Para ilustrar, destacamos abaixo alguns dos comentários trazidos pelos leitores do H2FOZ nos últimos sete dias.
Abertura da Ponte da Integração
Alvaro Santos, por exemplo, comentou na matéria sobre o pedido de mudança no cronograma de abertura da Ponte da Integração. Em sua interação com o H2FOZ, Alvaro pontuou que:
Essa construção já foi em local impróprio. O Brasil fez uma ponte para argentinos e paraguaios se visitarem. Estragou um ponto turístico que é o Marco das Três Fronteiras, a Perimetral cruzando em diagonal as vias da cidade que têm a direção leste-oeste, isolando bairros, margeando muito próximo ao Rio Tamanduá, que abastece parte da cidade. Qualquer acidente com derramamento de produto interrompe o abastecimento de água. Teremos a ocupação do Bubas com três mil famílias sendo fustigadas pelo trânsito de mais de mil caminhões… E assim por diante, pois têm muitos mais contras.
Plano de arborização em Foz do Iguaçu
Já Maria Luiza Ramires Chamorro, na reportagem do H2FOZ sobre a falta de um plano de arborização em Foz do Iguaçu, usou o espaço para um apelo:
Quando vem a equipe da prefeitura cortar os galhos que estão incomodando os fios, eles vão muito além dos galhos. Eles decepam a árvore. Não precisa tanto, corte com amor, com carinho. Corte o que realmente está incomodando os fios elétricos, por favor. Um galho grosso custa muito pra se formar outra vez. Eu amo a natureza, corte somente na linha dos fios. Fico muito agradecida se me ouvirem. Precisamos das árvores. As árvores são seres vivos. Obrigada.
Fechamento do acesso ao Jupira
Por outro lado, Leonardo da Silva questionou no H2FOZ o fechamento do acesso ao Jardim Jupira na BR-277, sentido Paraguai:
Falta de competência para estudar alternativa à situação. Nem sequer fizeram consulta à população local! Já que estão preocupados, FAÇAM AO MENOS UMA FAIXA DE PEDESTRES com SEMÁFORO para que a população do bairro atravesse com segurança! O EXCESSO DE VELOCIDADE neste ponto da rodovia é constante e coloca EM PERIGO os moradores que atravessam diariamente, inclusive mulheres com bebê de colo! Decepção!
Comente você também no H2FOZ
Parte significativa de quem lê as matérias rola a página até a área de comentários (inclusive autoridades). Sem a poluição das redes sociais, fica mais fácil para que sua opinião realmente encontre destaque.
Assine também as newsletters do H2FOZ, com conteúdos exclusivos, direto no seu e-mail. Prefere conteúdos no WhatsApp? Mande-nos uma mensagem (clique aqui para fazer o pedido) e escolha as comunidades de sua preferência.
Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu. Assine o H2FOZ!
Muito obrigado pela leitura e ótima semana!
Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.

