A TV Globo exibiu para todo o Brasil, nesse sábado (26), a segunda das quatro edições especiais do programa Caldeirão com Mion, gravadas em Foz do Iguaçu.
Leia também:
– Editorial semanal do H2FOZ
– Reportagens especiais de domingo
O palco, montado nas imediações do heliponto do parque, tem como cenário as Cataratas do Iguaçu. As variações da luz natural e até mesmo a chuva (que apareceu já no trecho final do programa) conferem um clima ainda mais mágico à paisagem.
Não por acaso, enquanto a atração está no ar, as buscas por termos como “Cataratas” e “Foz do Iguaçu” disparam na internet.
Além do aspecto cenográfico, o programa acerta, também, ao sugerir possibilidades de roteiros turísticos e destacar a cultura da região.
Os convidados desse sábado, por exemplo, puderam provar sopa paraguaia e conhecer a história do prato, surgido no Paraguai e muito apreciado em Foz do Iguaçu. A iguaria recebeu elogios generalizados, inclusive, do cantor Belo, repercutindo entre os fãs.
Em outro momento, participantes do programa foram a Puerto Iguazú experimentar o tradicional churrasco argentino. Já no Marco das Três Fronteiras, em Foz, espectadores que moram no Paraguai e na Argentina mandaram seu “alô” para o público brasileiro.
Yara Barros, pesquisadora de Foz do Iguaçu premiada com o “Oscar da Ciência”, subiu ao palco para falar do Projeto Onças do Iguaçu. Para completar o combo, Marcos Mion expressou, várias e várias vezes, seu encantamento por estar nas Cataratas.
Foz do Iguaçu na mídia nacional
O retorno de mídia trazido pela exposição positiva de Foz do Iguaçu para milhões de potenciais viajantes trará, certamente, frutos para o turismo local.
Além disso, divulgar itens típicos da fronteira, como a sopa, contribui para que os próprios moradores daqui valorizem o caldeirão trinacional de culturas.
Para quem perdeu de ver ao vivo, as duas primeiras edições gravadas em Foz do Iguaçu já estão disponíveis, na íntegra, na plataforma Globoplay.
Reportagens especiais do H2FOZ
Neste domingo (27), você encontra mais duas reportagens exclusivas do H2FOZ, repletas de infográficos, para destacar os números do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
A primeira sublinha a marca de um milhão de passageiros no primeiro semestre, registrada pela primeira vez desde a pandemia. A segunda ressalta os índices de ocupação dos voos que chegam ou partem da cidade. Para conferir os links, clique aqui.
Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu e fronteira. Assine o H2FOZ!
Obrigado pela leitura e ótima semana!
Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ e assina, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.