Rádio Clube
H2FOZ
Início » Carta ao leitor » Foz do Iguaçu e a importância do turismo de eventos para a economia

Carta ao leitor

Efeitos múltiplos

Foz do Iguaçu e a importância do turismo de eventos para a economia

Terra das Cataratas ocupa, atualmente, a terceira posição no ranking nacional; cadeia logística envolve de empreendedores a grandes empresas.

3 min de leitura
Foz do Iguaçu e a importância do turismo de eventos para a economia
Setor de eventos assegura movimento contínuo ao longo do ano para o turismo de Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação/Visit Iguassu

Foz do Iguaçu está na terceira colocação entre as cidades que mais recebem eventos internacionais no Brasil, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia também:
Editoriais semanais do H2FOZ — confira a opinião do portal

Para completar, o ano de 2025 deverá fechar como o melhor para o setor no período pós-pandemia. A cidade já tem, além disso, congressos e outros eventos agendados até 2030, com o Visit Iguassu superando as metas de captação para os próximos anos.

Os parágrafos acima, basicamente, resumem a conversa que tive, nesta semana, com Elaine Tenerello, diretora-executiva do Visit Iguassu, em uma emissora de rádio de Foz do Iguaçu.

Mais importante, porém, é a consolidação da cadeia logística de eventos na cidade, que movimenta desde floriculturas a produtoras de som.

Segundo Tenerello, atualmente, salvo raras exceções, Foz do Iguaçu não precisa “importar” profissionais, equipamentos ou serviços de outros locais.

Pelo contrário: a cidade está “exportando” mão de obra e serviços para os demais destinos, devido ao reconhecimento alcançado no mercado.

Obviamente, existem gargalos que fazem com que Foz do Iguaçu perca eventos para outros polos. O principal diz respeito à malha aérea, que ainda não voltou à mesma disponibilidade de voos anterior à pandemia.

Além disso, obras estruturais, como a duplicação da BR-469, seguem em andamento, dificultando a circulação pelo maior corredor turístico da região. Espera-se, contudo, que os trabalhos terminem em 2026, deixando um importante legado.

Turismo de eventos em Foz do Iguaçu

O turista de eventos, vale lembrar, costuma gastar mais e permanecer mais tempo em Foz do Iguaçu que o turista que viaja a lazer.

Os eventos permitem, ademais, aproveitar a capacidade ociosa dos hotéis nos períodos de baixa temporada, movimentando a rede hoteleira o ano todo.

No canal de Turismo do H2FOZ, há uma seção com informações do setor de eventos, bem como notícias sobre a atividade turística em Foz do Iguaçu e região. Para conferir o conteúdo, atualizado diariamente, acesse https://www.h2foz.com.br/turismo/.

Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu e região. Assine o H2FOZ!

Obrigado pela leitura e ótima semana!

Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.