Rádio Clube
H2FOZ
Início » Carta ao leitor » Fronteira: Ponte da Integração Brasil–Paraguai está aberta. E agora?

Carta ao leitor

Entre Foz e Presidente Franco

Fronteira: Ponte da Integração Brasil–Paraguai está aberta. E agora?

Localizada entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, Ponte da Integração estava pronta desde o segundo semestre de 2023.

2 min de leitura
Fronteira: Ponte da Integração Brasil–Paraguai está aberta. E agora?
Por enquanto, Ponte da Integração está aberta apenas à noite, para caminhões vazios. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Google News iconSiga-nos no Google News

Com direito a duas inaugurações (uma na sexta-feira, no Brasil, e uma no sábado, no Paraguai), a Ponte da Integração está finalmente aberta ao tráfego de veículos.

Leia também:
Cobertura do H2FOZ sobre a Ponte da Integração

Publicidade

A abertura, porém, ainda é parcial. Por ora, conforme cronograma definido pela Comissão Mista Brasil–Paraguai, somente caminhões vazios podem trafegar pela via, restritos entre as 22h e as 5h.

Do dia 18 de janeiro de 2026 em diante, as autoridades pretendem autorizar, ademais, a passagem de ônibus de turismo previamente cadastrados. A definição das etapas seguintes ocorrerá, provavelmente, em março, após nova reunião da comissão bilateral.

Já a abertura total da Ponte da Integração, para pedestres e todos os tipos de veículos, está prevista apenas para o final de 2026 ou início de 2027.

A demora está relacionada à necessidade de terminar estruturas como a ponte sobre o Rio Monday, no Paraguai. A construção faz parte do Corredor Metropolitano del Este, anel viário similar ao da Perimetral Leste, interligando cinco municípios do leste paraguaio.

No Brasil, por sua vez, ainda há tarefas pendentes, como a finalização da nova aduana Brasil–Argentina (Ponte Tancredo Neves), incluída no pacote da Ponte da Integração; e a relocalização do porto seco de Foz do Iguaçu, para um terreno na região de Três Lagoas.

Além disso, corporações como a Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agências de fiscalização, enfrentam o desafio de aumentar as equipes disponíveis para a operação da nova ponte.

O importante, porém, é que a Ponte da Integração, que estava no papel desde 1992, tornou-se realidade. Hora de olhar para o futuro e privilegiar o que vem por aí no contexto da região trinacional de fronteira.

Momento histórico para a região

Para ver a cobertura completa do H2FOZ sobre a abertura da Ponte da Integração, com notícias exclusivas publicadas pela equipe, clique aqui.

Prestigie o jornalismo local em Foz do Iguaçu e fronteira. Assine o H2FOZ!

Obrigado pela leitura e ótima semana!

Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário