Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Reportagens para entender os resultados das Eleições 2024 em Foz do Iguaçu

Carta ao leitor

Reportagens para entender os resultados das Eleições 2024 em Foz do Iguaçu

Portal H2FOZ publicou uma série de conteúdos analíticos, tendo como base os números revelados pelas urnas na Terra das Cataratas.

3 min de leitura
Reportagens para entender os resultados das Eleições 2024 em Foz do Iguaçu
Próximos quatro anos serão decisivos para o futuro da Terra das Cataratas. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade

Foz do Iguaçu, 13 de outubro de 2024.

No último domingo (6), você acompanhou ao vivo, aqui no H2FOZ, a apuração dos resultados das urnas das Eleições 2024 em Foz do Iguaçu. No pico da audiência, por volta das 19h, foram mais de dez mil leitores conectados no portal, ao mesmo tempo.

Publicidade

Leia também:
Cobertura especial das Eleições 2024 em Foz do Iguaçu

Uma vez conhecidos os resultados, com a vitória do General Silva e Luna (PL) para prefeito e dos 15 vereadores da nova legislatura, a equipe da redação preparou uma série de conteúdos analíticos, para ajudar a entender as vozes manifestadas nas urnas.

Um dos especialistas ouvidos foi o matemático e analista político Luiz Carlos Kossar, que apontou que Silva e Luna soube passar ao eleitorado uma mensagem de desenvolvimento contra a estagnação (clique aqui para conferir o que disse Kossar).

Publicidade

Já na eleição para a Câmara Municipal, o jornalista Vacy Alvaro fez o cruzamento de dados entre os votos recebidos pelos vereadores eleitos e os gastos declarados por cada postulante à Justiça Eleitoral.

Em números brutos, o futuro vereador que mais gastou foi Adriano Rorato (PL), com R$ 92.483,38 informados à Justiça Eleitoral. Já a candidata Valentina (PT) teve o maior custo por voto entre os eleitos: R$ 25,30. Os dados na íntegra podem ser vistos clicando aqui.

Publicidade

Neste domingo (13), por sua vez, três novas publicações lançam luzes sobre o resultado da votação para prefeito na Terra das Cataratas.

A primeira mostra que Silva e Luna, o vencedor, foi o preferido em 65 dos 66 locais de votação espalhados por Foz do Iguaçu, perdendo para Paulo Mac Donald (Progressistas) apenas na Escola Municipal João Adão da Silva, localizada no bairro Três Lagoas.

Outra reportagem mostra que a taxa de abstenção foi a maior dos últimos 24 anos, fechando em 24,49%. A maior ausência por local de votação foi no Caesp, 34,8%. Já em uma seção específica, no Cesufoz, 50,4% dos eleitores não exerceram o direito ao voto.

A radiografia elaborada pelo H2FOZ também indica em quais bairros os candidatos a prefeito tiveram melhor desempenho nas urnas, com algumas curiosidades, como o bom desempenho de Airton José (PSB) entre os moradores da região do Cidade Nova.

Tais publicações são possíveis graças ao investimento em jornalismo e ao apoio dos leitores, que, com suas colaborações, ajudam a manter o conteúdo aberto para a população. A todos e todas, nossos agradecimentos.

Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu. Assine o H2FOZ!

Obrigado pela leitura e ótima semana!

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ e participou da cobertura ao vivo da apuração dos votos na noite de domingo (6).

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.