Torcedores do Foz Futsal fizeram bonito, na noite desse sábado (8), levando ao Ginásio Costa Cavalcanti donativos para entrega às vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu. Em toda a cidade, vários grupos se mobilizaram, iniciando uma onda de solidariedade.
Quer ajudar e não sabe como? O portal H2FOZ traz para você a orientação oficial dada pelas autoridades aos moradores de Foz do Iguaçu.
Na Terra das Cataratas, o Corpo de Bombeiros está centralizando a arrecadação na sede do 9.º Grupamento, localizada na Vila A (Avenida Paraná, n.º 5.725). De lá, partirão os comboios com ajuda a Rio Bonito do Iguaçu, situada a 291 quilômetros da fronteira.
A recepção das doações acontecerá das 9h às 17h, enquanto for necessário. Prioridades: água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e colchões.
No centro, entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) estão montando pontos de arrecadação. Na ACIFI, o plantão ocorrerá a partir desta segunda (10), das 8h às 20h, na Rua Padre Montoya, n.º 490.
De acordo com a Defesa Civil do Paraná, o tornado de sexta-feira (7) danificou até 90% da estrutura urbana de Rio Bonito do Iguaçu. O fenômeno provocou cinco mortes (a sexta ocorreu em Guarapuava) e deixou centenas de feridos.
Ademais do Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também está recebendo donativos em suas bases e postos operacionais nas rodovias.
Além disso, a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu disponibilizou uma chave PIX para o recebimento de doações em dinheiro: 95.587.770-0001-99. O número corresponde ao CNPJ da administração do município.
Outro PIX para colaborar é o da Paróquia Sant’Anna, de Laranjeiras do Sul, vizinha a Rio Bonito do Iguaçu. O dinheiro enviado para doesantanariobonito@gmail.com financiará a compra de itens de higiene, água e alimentos, bem como cobertores e lonas.
Tornado em Foz do Iguaçu?
Em pelo menos uma ocasião, no ano de 1990, um fenômeno com características que lembram o de Rio Bonito do Iguaçu atingiu Foz do Iguaçu.
À época, ventos com grande velocidade, descritos por testemunhas oculares como um tornado, destruíram casas na parte Norte da Vila C Nova. O vento derrubou árvores, arrancou telhados e espalhou móveis no arco entre as ruas Aracaju e Recife.
A reconstrução das casas esteve a cargo de Itaipu Binacional, então administradora do bairro, surgido para abrigar trabalhadores da usina.
Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu e região. Assine o H2FOZ!
Obrigado pela leitura e até a próxima semana!
Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor. Por meio desta, o portal expressa sua solidariedade às vítimas em Rio Bonito do Iguaçu e demais cidades atingidas.

