Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Centro Pop de Foz lança campanha para levar leitura à população de rua

Cidadania

Solidariedade

Centro Pop de Foz lança campanha para levar leitura à população de rua

A ideia é montar uma minibiblioteca; estão sendo arrecadados livros, revistas, gibis e material de papelaria

3 min de leitura
Centro Pop de Foz lança campanha para levar leitura à população de rua
Sede do Centro Pop, em Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2Foz
Publicidade

O Centro Pop, serviço voltado para atender a população em situação de rua em Foz do Iguaçu, lançou uma campanha para montar uma minibiblioteca e fazer um mural informativo.

Estão sendo arrecadados livros, revistas, animes, gibis, tintas e material de papelaria. O objetivo é fomentar, promover e incentivar a leitura. Também fazer da sala de espera da população que usa o serviço um ambiente de convivência.

Publicidade

Com a iniciativa, o Centro Pop, que é um serviço vinculado à Secretaria Municipal Assistência Social, busca oferecer atividades culturais e lúdicas, ampliando assim o acesso à educação e à cultura.

Publicidade

O projeto partiu dos educadores sociais Felipe Garcia e Débora Silva. A ideia, diz Felipe, é desenvolver atividades com a população que frequenta o centro, ressignificando o espaço com leituras e rodas de conversa.

“Às vezes, as pessoas ficam aqui o dia todo ociosas. Muitas têm interesse em voltar a trabalhar e estudar”, relata.

Publicidade

As ações visam a complementar atividades de arte-educação já promovidas por oficineiros da Fundação Cultural, educadores sociais e profissionais do consultório na rua.

O Centro Pop oferece à população de rua refeições, banho e espaço para lavar roupa. Também são feitas avaliações para encaminhamentos aos albergues da cidade, porque não há dormitórios no local.

Publicidade

Ao dia, o centro recebe em média 60 a 70 pessoas, incluindo de três a quatro pela primeira vez. Boa parte tem conflitos familiares.

Campanha arrecada livros e periódicos de diversos temas

Entre as principais categorias de títulos sugeridas para doação dos livros estão: literatura brasileira e internacional, ficção, não ficção, autoajuda, autoconhecimento, educação, filosofia, religião, esoterismo, psicologia, saúde, arte e poesia. E ainda: revistas, periódicos, animes e gibis de temas diversos.

Em se tratando de materiais de papelaria para estilização do ambiente da biblioteca e a realização de atividades, sugere-se a doação dos seguintes itens:

  • quadros brancos grandes (200x120cm);
  • bobinas de papel kraft (60x200m);
  • cartolinas brancas (48x66cm);
  • cartolinas coloridas (48x66cm);
  • folhas de EVA (40x60cm x 1,5mm) ou maior;
  • marcadores para quadro branco;
  • apagadores magnéticos.

Para Oficina de Grafite:

  • tintas acrílicas (cores variadas);
  • sprays de tinta (para detalhes artísticos);
  • pincéis e rolos de pintura diversos;
  • fita crepe para delimitação de áreas;
  • lixas e estiletes para acabamento.

Para jogos recreativos e de tabuleiro:

  • xadrez (4 unidades);
  • dama (4 unidades);
  • dominó (4 unidades).

O centro também recebe doações de roupas e calçados masculinos para a realização de um bazar.

O projeto é coordenado por educadores sociais que estão desenvolvendo educação e cultura, prevista para a implementação do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua (CIAPS Rua), conforme o Decreto Municipal n.º 33.774, de 21 de julho de 2025.

As doações podem ser encaminhadas para o centro, situado na Rua Monsenhor Guilherme, 527, no Jardim São Paulo. Quem preferir pode entrar em contato via WhatsApp, para que os colaboradores do espaço façam a coleta.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, há o e-mail centropopfoz@gmail.com e o WhatsApp (45) 98401-6122/(45) 3521-9866.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário