O Centro Pop, serviço voltado para atender a população em situação de rua em Foz do Iguaçu, lançou uma campanha para montar uma minibiblioteca e fazer um mural informativo.
Estão sendo arrecadados livros, revistas, animes, gibis, tintas e material de papelaria. O objetivo é fomentar, promover e incentivar a leitura. Também fazer da sala de espera da população que usa o serviço um ambiente de convivência.
Com a iniciativa, o Centro Pop, que é um serviço vinculado à Secretaria Municipal Assistência Social, busca oferecer atividades culturais e lúdicas, ampliando assim o acesso à educação e à cultura.
O projeto partiu dos educadores sociais Felipe Garcia e Débora Silva. A ideia, diz Felipe, é desenvolver atividades com a população que frequenta o centro, ressignificando o espaço com leituras e rodas de conversa.
“Às vezes, as pessoas ficam aqui o dia todo ociosas. Muitas têm interesse em voltar a trabalhar e estudar”, relata.
As ações visam a complementar atividades de arte-educação já promovidas por oficineiros da Fundação Cultural, educadores sociais e profissionais do consultório na rua.
O Centro Pop oferece à população de rua refeições, banho e espaço para lavar roupa. Também são feitas avaliações para encaminhamentos aos albergues da cidade, porque não há dormitórios no local.
Ao dia, o centro recebe em média 60 a 70 pessoas, incluindo de três a quatro pela primeira vez. Boa parte tem conflitos familiares.
Campanha arrecada livros e periódicos de diversos temas
Entre as principais categorias de títulos sugeridas para doação dos livros estão: literatura brasileira e internacional, ficção, não ficção, autoajuda, autoconhecimento, educação, filosofia, religião, esoterismo, psicologia, saúde, arte e poesia. E ainda: revistas, periódicos, animes e gibis de temas diversos.
Em se tratando de materiais de papelaria para estilização do ambiente da biblioteca e a realização de atividades, sugere-se a doação dos seguintes itens:
- quadros brancos grandes (200x120cm);
- bobinas de papel kraft (60x200m);
- cartolinas brancas (48x66cm);
- cartolinas coloridas (48x66cm);
- folhas de EVA (40x60cm x 1,5mm) ou maior;
- marcadores para quadro branco;
- apagadores magnéticos.
Para Oficina de Grafite:
- tintas acrílicas (cores variadas);
- sprays de tinta (para detalhes artísticos);
- pincéis e rolos de pintura diversos;
- fita crepe para delimitação de áreas;
- lixas e estiletes para acabamento.
Para jogos recreativos e de tabuleiro:
- xadrez (4 unidades);
- dama (4 unidades);
- dominó (4 unidades).
O centro também recebe doações de roupas e calçados masculinos para a realização de um bazar.
O projeto é coordenado por educadores sociais que estão desenvolvendo educação e cultura, prevista para a implementação do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua (CIAPS Rua), conforme o Decreto Municipal n.º 33.774, de 21 de julho de 2025.
As doações podem ser encaminhadas para o centro, situado na Rua Monsenhor Guilherme, 527, no Jardim São Paulo. Quem preferir pode entrar em contato via WhatsApp, para que os colaboradores do espaço façam a coleta.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, há o e-mail centropopfoz@gmail.com e o WhatsApp (45) 98401-6122/(45) 3521-9866.