Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Foz do Iguaçu terá primeira conferência de desenvolvimento econômico

Cidadania

Foz do Iguaçu terá primeira conferência de desenvolvimento econômico

Codefoz aprovou a organização do encontro em plenária, que também recebeu balanço de ações do Parque Tecnológico Itaipu.

3 min de leitura
Foz do Iguaçu terá primeira conferência de desenvolvimento econômico
Sociedade civil e poder público dão início à organização da conferência – foto: Divulgação
Publicidade


Sociedade civil e poder público irão organizar a primeira conferência de desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu, medida aprovada na plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), quinta-feira, 23. A comunidade será consultada sobre estratégias e ações para fazer a cidade crescer.

LEIA TAMBÉM: Justiça suspende concurso da Guarda Municipal em Foz do Iguaçu até nova lista

Publicidade

A demanda é da Câmara Técnica (CT) de Desenvolvimento Econômico do conselho, que reúne entidades, setor empresarial, prefeitura, Câmara de Vereadores e Itaipu Binacional. O relatório final subsidiará o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), entre outros documentos norteadores de políticas públicas.

Publicidade

“A conferência será um momento ímpar para reunirmos todos os segmentos iguaçuenses, tanto públicos como privados, sempre revisitando a experiência acumulada até aqui”, expôs o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “E conferir o que vem sendo feito nos últimos anos”, frisou, reforçando que as deliberações deverão interagir com os 70 projetos prioritários para o desenvolvimento, pleiteados à prefeitura e Itaipu Binacional.

Consultor do Sebrae e relator da CT de Desenvolvimento Econômico do Codefoz, Alessandro Coelho destacou o caráter participativo da conferência, unindo poder público, setor privado e sociedade civil. “Irá identificar oportunidades e desafios específicos, sob a visão de crescimento sustentável e inclusivo para a atração de investimentos e a geração de emprego”, realçou.

Publicidade

Balanço de ações do PTI

O diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Irineu Colombo, levou à plenária do Codefoz um balanço das ações da instituição, que segundo ele está assumindo novos desafios e buscando estreitar a relação com a comunidade. Esse delineamento irá constar do planejamento estratégico, em fase de conclusão.

O Parque Tecnológico iguaçuense recebe diariamente oito mil pessoas, remunera 738 funcionários, estagiários e jovens aprendizes e opera um orçamento de R$ 400 milhões em 2024. A fundação faz gestão do turismo dos atrativos da Itaipu Binacional – no ano passado, foram mais de 500 mil visitantes.

Publicidade

foz do iguacu desenvolvimento economico - foto codefoz
Sesssão plenária do Codefoz aprovou realização da conferência e recebeu balanço do PTI – foto: Divulgação

“Aproveitando que estamos no Conselho de Desenvolvimento, eu faço um convite para os empreendedores e representantes de instituições: nos visitem, conheçam o que nós produzimos e a nossa capacidade para contribuir com a cidade”, sugeriu. “Agradeço a oportunidade para apresentar o que fizemos, o que estamos fazendo e as perspectivas futuras”, finalizou Irineu Colombo.

Entre as ações, o diretor do Parque Tecnológico Itaipu salientou:

  • desenvolvimento da inovação, ciência, tecnologia e educação;
  • fortalecimento do turismo;
  • apoio a startups e soluções criativas;
  • implementação, com a prefeitura, do Centro Municipal de Inovação;
  • construção de casas populares;
  • projeto executivo do Beira Foz;
  • adequação e efetivação do Mercado Municipal;
  • revitalização e ampliação do Ecomuseu;
  • criação do primeiro curso do país em hidrogênio verde, com o Instituto Federal do Paraná, entre outras.

(Com informações do Codefoz)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.