Rádio Clube
H2FOZ
Início » Cidadania » Transforme imposto em recurso para projetos sociais de Foz do Iguaçu

Cidadania

Transforme imposto em recurso para projetos sociais de Foz do Iguaçu

Campanha incentiva destinação do Imposto de Renda para a mudar a vida de crianças, adolescentes e pessoas idosas; evento para a comunidade será em 6 de maio às 8h.

4 min de leitura
Transforme imposto em recurso para projetos sociais de Foz do Iguaçu
População é convidada a participar do lançamento da campanha - foto ilustrativa: Freepik
Google News iconSiga-nos no Google News


Transformar a vida de crianças, adolescentes e pessoas idosas em Foz do Iguaçu sem pagar nada a mais. É o que propõe campanha que une poder público, entidades e organizações sociais o, que será lançada em evento aberto para a comunidade, dia 6 de maio, às 8h, no auditório da ACIFI.

O gesto de cidadania é simples: pessoas físicas e empresas podem doar parte do Imposto de Renda (IR) devido – o valor a ser recolhido obrigatoriamente. E assim beneficiar dois fundos iguaçuenses que custeiam projetos sociais.

Publicidade

Esse dinheiro fica na cidade, em vez de seguir para a arrecadação pela União, explicam as entidades mobilizadas em torno da campanha Imposto de Renda Solidário. O evento de lançamento, aberto ao público, reunirá:

  • contadores;
  • empresários;
  • agentes públicos;
  • gestores e profissionais em saúde;
  • dirigentes e beneficiários de organizações sociais iguaçuenses.

O evento será uma oportunidade para conhecer projetos apoiados com recursos dos fundos, sanar dúvidas e obter orientação sobre os procedimentos, que são fáceis e legais, para fazer a destinação do IR a causas sociais.

Imposto vira dinheiro

No lançamento da campanha Imposto de Renda Solidário, serão apresentados dados que mostram as oportunidades que Foz do Iguaçu deixa de potencializar com a destinação do tributo federal aos fundos municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. Ambos são instrumentos criados por lei e acompanhados por órgãos que asseguram a transparência.

A campanha resulta de parceria entre o programa DestinaIR, Hospital Itamed, Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR/Foz), Receita Federal do Brasil, Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codefoz), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Funcriança, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e Fundo da Pessoa Idosa.

“Temos um potencial enorme em nossa cidade para fortalecer esses fundos públicos e garantir mais recursos em projetos para a infância e pessoas idosas”, reforça o diretor-superintendente do Hospital Itamed, Gilmar de Oliveira. “Nossa intenção é mobilizar a sociedade, empresários, profissionais liberais e servidores públicos, por exemplo, para que façam esse gesto solidário e cidadão”, convida.

Contadores de Foz

O representante do CRCPR na região, Elias Dandolini, destaca o papel preponderante dos contadores na campanha. Os profissionais detêm as informações técnicas necessárias que podem, portanto, inspirar seus clientes a fazerem a doação do IR para os fundos da Infância e da Pessoa Idosa.

“Enfatizamos o convite aos colegas profissionais da contabilidade a participar do lançamento e fortalecer a campanha”, sublinha. “Muitos já orientam seus clientes. Queremos tornar essa mensagem mais forte e permanente, para que pessoas e empresas doem parte de seu imposto devido, mantendo o dinheiro em Foz do Iguaçu e, assim, ajudando quem mais precisa.”

Empresários e pessoas físicas

Recursos do Imposto de Renda que permanecem em Foz do Iguaçu, ainda, estimulam o processo circular da economia. O dinheiro que seria transferido aos cofres federais fomenta localmente compras, serviços e postos de trabalho, os quais geram não só oportunidades para o morador da cidade como promovem nova arrecadação ao erário.

“Essa união tem o propósito de criarmos uma campanha duradoura para que mais recursos do Imposto de Renda possam ficar na cidade, dinheiro que faz tanta falta para projetos e ações da comunidade”, enfatiza o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini. Ele reforça o convite para que o setor empresarial participe do evento no próximo dia 6.

“Tanto a empresa quanto o empreendedor, na forma de pessoa física, podem fazer a destinação aos fundos da Criança, Adolescente e Pessoa Idosa”, explica. “Por isso, salientamos para que o empresário associado à ACIFI participe do lançamento da campanha, tire suas dúvidas, receba toda orientação e passe a ser um doador”, realça Rodiney.

Imposto de Renda Solidário
Lançamento da campanha – evento para a comunidade
Data: 6 de maio (terça-feira), às 8h
Local: ACIFI (Rua Padre Montoya, 490, centro)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.