Rádio Clube
H2FOZ
Início » Cidade » Acordo na Justiça destrava obras da Perimetral Leste em Foz do Iguaçu

Cidade

Acordo na Justiça destrava obras da Perimetral Leste em Foz do Iguaçu

Último boletim mensal, emitido em setembro, citava 25,3% de conclusão, com desembolso de R$ 26,3 milhões.

3 min de leitura
Acordo na Justiça destrava obras da Perimetral Leste em Foz do Iguaçu
Vista aérea do viaduto da Perimetral Leste com a BR-469, próximo à Ponte Tancredo Neves (fronteira com a Argentina). Foto: Gentileza/Consórcio Ponte

Estado do Paraná, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Consórcio JL/Planaterra/Iguatemi celebraram, na Justiça Federal do Paraná, acordo para a continuidade das obras da rodovia Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Confira o boletim final das obras da Ponte da Integração

Publicidade

A estrada fará a ligação entre a cabeceira da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, na Região Sul do município; o acesso à Ponte Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina; a BR-469 e a BR-277, contornando o perímetro urbano e retirando o trânsito de veículos pesados da área central da Terra das Cataratas.

De acordo com a Justiça Federal, a tramitação do acordo teve início em abril. O documento firmado entre as partes “garante a finalização das obras conforme demandas social, econômica e ambiental presentes”.

O pacote inclui a conclusão das obras rodoviárias e a construção das aduanas Brasil–Paraguai e Brasil–Argentina. Já os cruzamentos com as avenidas Felipe Wandscheer e República Argentina terão viadutos e vias marginais, ao contrário do projeto original, que previa rótulas alongadas.

A solução foi intermediada por um grupo de magistrados, composto pelos juízes federais Anne Karina Stipp Amador Costa, Antonio César Bochenek, Rony Ferreira, Friedmann Anderson Wendpap e Ana Beatriz Vieira da Luz Palumbo. Entre maio e novembro, houve nove audiências. As tratativas foram acompanhadas pelo Ministério Público Federal.

“O conflito foi tratado por meio do uso de métodos consensuais de solução de conflitos, com o emprego de técnicas de processo estrutural, como a ampla participação dialogada, reuniões técnicas, audiências de sensibilização, acompanhamento e para solver obstáculos, cronograma de atividades”, descreve a Justiça Federal em nota enviada à imprensa.

“A prática adotada, ainda em desenvolvimento no sistema de justiça brasileiro e recentemente institucionalizada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, merece ser reconhecida e estimulada pelo Poder Judiciário, pois faz com que a responsabilidade pela solução dos conflitos, especialmente os complexos e difíceis, seja efetivamente assumida pelas partes e compartilhada entre todos os atores do processo judicial e também pela sociedade”, complementa.

Conforme o último boletim mensal sobre o andamento da obra, emitido em setembro, a Perimetral Leste tem 25,3% de conclusão do cronograma, com desembolso de R$ 26,3 milhões. O avanço na comparação com o mês anterior foi de apenas 0,4%.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.